Cidades

Carpas em fonte ornamental de praça voltam a sofrer com abandono

Nível da água é baixo e expõe carpas a riscos de sobrevivência, na Praça José Costa.

Por: Da Redação atualizado: 26 de abril de 2016 | 11h26
Nível da água é baixo e expõe carpas a riscos de sobrevivência, na Praça José Costa (Foto: Acácio Rocha). Nível da água é baixo e expõe carpas a riscos de sobrevivência, na Praça José Costa (Foto: Acácio Rocha).

A fonte ornamental, com vários exemplares de carpas, volta a sofrer com abandono, na Praça José Costa (Jardim da Estação). A situação já foi noticiada pelo SIGA MAIS em setembro passado (reveja aqui) e voltou a ser alvo de reclamação de internauta. A reportagem esteve ontem (22) no local.
Na época, depois a denúncia do SIGA MAIS, a água foi reposta e foi reestabelecida uma melhor condição para as carpas, que ocupam a fonte ornamental. Dias depois a Prefeitura de Adamantina emitiu uma nota, dizendo que realizava a manutenção periódica do local.
Agora, o problema se repete. O nível da água voltou a baixar (cerca de 30 centímetros) e está esverdeada. Com as altas temperaturas registradas na cidade, há um aquecimento natural da mesma, ampliando assim os riscos aos peixes.
A densidade da sujeita esverdeada da água tende a aumentar, pois em razão do menor volume de água, amplia-se a concentração de matéria orgânica no reservatório. A água parada, em baixo nível e suja, também pode reduzir a disponibilidade de oxigênio aos peixes, colocando-os sob riscos.
Se não for tomada uma medida de reposição da água, os peixes tendem a agonizar, sobretudo em razão do baixo oxigênio e redução do volume de água, pela evaporação, como consequência do calor.
A alterativa seria a limpeza do local e a substituição da água, bem como sua renovação e reposição permanentes, já que existe disponibilidade de água no local. Há meios de automatizar esse ciclo, com o emprego de boias para acionamento automático do bombeamento. Em último caso, a reposição manual, pela rede de água, ou caminhão pipa.
Na impossibilidade do espaço ser gerido de maneira adequada, a decisão mais razoável é a remoção dos peixes para sua soltura em outro reservatório natural ou artificial, e a desativação definitiva da fonte.

Fotos

Publicidade

Cóz Jeans
FS Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

ADT Drone