Bombeiros promovem neste sábado (7) Dia de Treinamento de reanimação cardiopulmonar
Atividade visa capacitar e instruir a população a atuar em casos de emergência.

Com o objetivo de capacitar e instruir a população a atuar em casos de uma emergência, tanto no correto acionamento dos serviços de emergência como na aplicação de manobra de reanimação cardiopulmonar, acontece neste sábado (7) em Adamantina, no Parque dos Pioneiros, o 1º Dia de Treinamento”.
A atividade, a partir das 16h, é realizada pelo o Pelotão do Corpo de Bombeiros de Adamantina, dentro da campanha Juntos Salvamos Vidas, em parceria com a Secretaria de Saúde e Departamento Municipal de Trânsito (DEMTRAN) de Adamantina.
De acordo com o tenente Poli – conforme divulgou a Prefeitura de Adamantina – o evento visa demonstrar através da capacitação da pessoa leiga, que não é da área da saúde ou não possui algum tipo de treinamento relacionado a atendimento pré-hospitalar, que a correta aplicação de procedimentos de primeiros socorros pode contribuir de maneira vital para uma vítima podendo essa vítima ser até mesmo um familiar.
Nos últimos dias foi aberta inscrições para participação do público, recebidas até terça-feira (3). O propósito do “Dia de Treinamento” é atingir o maior número de pessoas e a pessoa interessada não precisava ser da área da saúde ou ter algum conhecimento de atendimento pré hospitalar.
O representante do Corpo de Bombeiros expôs ainda sobre a origem da iniciativa. Ele disse que a ideia da realização do Dia de Treinamento surgiu após a comemoração dos 60 anos de serviços do Corpo de Bombeiros na região de Presidente Prudente. “Umas das ações comemorativas foi o evento de RCP – Reanimação Cardiopulmonar em massa, o que despertou o interesse por parte da Secretaria da Saúde e do DEMTRAN, que está com a “Campanha Juntos Salvamos Vidas”, em realizar o RCP em massa aqui em Adamantina”, comenta.
Além do Dia de Treinamento, o tenente Poli comenta que serão desenvolvidas outras ações em conjunto, como a Semana do Trânsito e outras iniciativas que iremos desenvolver com o foco na prevenção e salvar vidas.
Os participantes podem contribuir com um quilo de alimento não perecível que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade.