Biribol de Adamantina se mantém entre os três melhores do Estado
Equipe conquista o bronze pela quarta vez seguida, repetindo resultados de 2017, 2018 e 2019.

Única representante de Adamantina nos 84º Jogos Abertos, que será disputado até o próximo dia 15 em São Sebastião, a equipe de biribol manteve-se entre as três melhores do Estado e conquistou a medalha de bronze. Desde 2017 a equipe adamantinense não consegue avançar à final, mas volta para casa com a medalha e um lugar no pódio da principal competição do calendário esportivo amador.
A campanha da equipe local começou com vitória e classificação para a fase semifinal por 2 sets a 1 contra o time de Rio Claro. Na semifinal, o chaveamento colocou a equipe local com o time de Birigui, capital do esporte, que nunca havia conquistado a competição, mas superou Adamantina por 2 a 1 e na final, contra Santos, atropelou, por 2 a 0, conquistando o título inédito. Já Adamantina, enfrentou Araraquara, na decisão pelo 3º lugar, e também venceu por 2 a 0.
Com a medalha de bronze, a equipe de Biribol conquistou 6 pontos e posicionou o município na 23º posição no ranking estadual, que tem como líder até o momento a cidade de São José dos Campos, com 89 pontos conquistados.
A equipe representou a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de Adamantina (Selar) na competição e apresentou elevado nível, ficando muito próximo de chegar à disputa do título, mas manteve-se entre as três melhores do Estado, resultado que vem se mantendo desde a edição de 2017 dos Jogos Abertos.
A equipe de Adamantina é formada pelos atletas Felipe Morelli, André Rezende, João Gabriel Bortoletto Forti, Thales Scalassara, Vinicius Godoi, João Pedro Castro, e tem como técnico Eder Ruete.
Jogos
O evento que é considerado um dos maiores do país, com a disputa de 28 modalidades esportivas. Por ser realizado no Estado de São Paulo, os Jogos Abertos têm grande prestígio e sempre conta com a participação de muitos atletas profissionais, que usam os Jogos como ranking. São 166 municípios, com 15 mil atletas inscritos no 84º Jogos Abertos.
Desde 2003, os conhecidos e tradicionais Jogos Abertos passaram a se chamar Jogos Abertos Horácio Baby Barioni. A competição começou como um torneio de basquete entre cidades, sediada na cidade de Monte Alto, no interior paulista.
Horácio “Baby” Barioni nasceu em São Paulo no ano de 1906, foi cronista esportivo, dirigente e ex-atleta de basquete. Além disso, foi um dos criadores do Departamento de Educação Física e Esporte de São Paulo (DEFE), embrião da atual Secretaria de Esportes.
O idealizador dos Jogos Abertos Horácio Baby Barioni, conhecido também como Jogos Abertos do Interior, se casou com Ester Ferreira Barioni em uma união que durou 40 anos, com quem teve duas filhas: Aurea Barioni Nieri e Edna Barioni. Barioni morreu aos 61 anos, vítima de problemas cardíacos.