Cidades

Bancários rejeitam proposta da Fenaban e greve continua em Adamantina e região

Paralisação dos bancários continua na região e Procon de Adamantina orienta clientes.

Por: Da Redação (Com informações da Agência Brasil e Ass. Imprensa da Pref. de Adamantina)
Paralisação continua em agências bancarias de Adamantina (Foto: Acácio Rocha). Paralisação continua em agências bancarias de Adamantina (Foto: Acácio Rocha).

A greve dos bancários continua nas agências de Adamantina e região, que ontem (20) rejeitaram ontem a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de 7,5% de reajuste e retirada do abono, após reunião realizada para negociar o fim da greve, no Hotel Maksoud Plaza, capital paulista.
Os bancários estão em greve há 15 dias. Na região, de Pompéia a Panorama, são cerca de 700 trabalhadores nas agências bancárias. No Estado de São Paulo são 142 mil funcionários, de um total de 500 mil em todo o Brasil.
Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (‎Contraf-CUT), 12.496 agências e 40 centros administrativos paralisaram suas atividades nos 26 estados e no Distrito Federal
Eles reivindicam reajuste salarial de 16%, incluindo reposição da inflação, mais 5,7% de aumento real, participação nos lucros e resultado (PLR), equivalente a três salários mínimos, mais R$ 7.246,82, melhores condições de trabalho e fim das demissões, entre outros.
“O desrespeito dos bancos continua. Amanhã, a greve completa 16 dias, sem avanço até o momento. Queremos discutir um reajuste digno do esforço dos bancários e correlato aos ganhos reais dos bancos. Não podemos aceitar perda salarial”, disse, em nota, Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários.
“Os bancos apresentaram uma proposta que reduz ainda mais os salários. Reiteramos nossa disponibilidade de negociar nova proposta. Por enquanto, a orientação é manter a greve forte. A negociação será retomada amanhã às 11h”, informou Roberto Von der Osten, presidente da Contraf-CUT e também coordenador do Comando Nacional.

Procon orienta consumidores de Adamantina sobre paralização dos bancários

O Procon de Adamantina, diante a greve dos funcionários das agências bancárias, orienta sobre os direitos dos consumidores que não conseguirem efetuar o pagamento de suas contas com vencimento durante a paralisação.
Segundo nota distribuída à imprensa pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Adamantina, é importante que o consumidor fique ciente de que não liquidar a fatura, boleto bancário ou qualquer outra cobrança, que saiba ser devedor, não o isenta do pagamento, se outro local lhe for disponibilizado para realizá-lo.
Para não ser cobrado de eventuais encargos, ainda, para que seu nome não seja enviado aos serviços de proteção ao crédito, o Procon recomenda aos consumidores que tenham contas com data de vencimento durante a paralisação a entrarem em contato com a empresa e solicitar outra opção de local para efetuar o pagamento (internet, sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos, etc.)
As empresas são obrigadas a oferecer outro local de pagamento, diante deste quadro. Assim caso o fornecedor não disponibilize ou dificulte outro local de pagamento, o consumidor deve documentar esta tentativa de quitar o débito.
O consumidor não pode ser prejudicado por problemas decorrentes da greve, a responsabilidade do banco pelos prejuízos causados aos consumidores decorre do risco de sua atividade e não pode, a pretexto de greve, ser repassado ao consumidor.
O Procon Municipal de Adamantina é m órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, atende de segunda a sexta feira no prédio anexo ao Banco Do Povo, em frente à Prefeitura de Adamantina, das 7h45min às 14h.

Publicidade

Cóz Jeans
FS Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

ADT Drone