Assinado convênio de R$ 250 mil para construção de Centro de Convivência do Idoso
CCI será construÃdo na Vila Jamil de Lima, para público com mais de 60 anos.

Foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo o convênio entre o Município de Adamantina e o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, para a construção de um Centro de Convivência do Idoso (CCI). O convênio tem o valor de R$ 250 mil.
O espaço segue um layout padrão e se constitui em um ambiente de convivência, socialização, lazer e atividades, onde os idosos com mais de 60 anos podem frequentar.
Segundo o prefeito Márcio Cardim, o objetivo do CCI é oferecer um espaço de socialização, para evitar o isolamento da pessoa idosa. No local, idosos independentes com mais de 60 anos têm a opção de despertar novas habilidades, por meios de diversas atividades socioeducativas. “Trata-se de um equipamento de proteção básica de caráter preventivo, contribuindo para o envelhecimento ativo, saudável e autônomo”, destaca.
De acordo com o convênio, o CCI será construído na Vila Jamil de Lima. O espaço tem capacidade para até 200 idosos e integra o Programa SP Amigo do Idoso, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.
De acordo com o secretário estadual de desenvolvimento social Gilberto Nascimento – diz o site da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social –, a proposta do Governo de São Paulo é que todos os municípios paulistas tenham um serviço de assistência social direcionado a atender os idosos. “Queremos avançar na criação de uma cultura para o envelhecimento, na qual as pessoas idosas sejam valorizadas e tenham oportunidade de continuar participando e contribuindo com suas comunidades”.
O Governo de São Paulo inaugurou 50 Centros de Convivência do Idoso e outros 138 estão em execução. Além disso, o Estado de São Paulo conta com outros 210 equipamentos que funcionam como espaços de convivência semelhantes aos CCIs.
Sobre o Programa SP Amigo do Idoso
Lançado em 2012, o programa tem o objetivo de executar ações efetivas e integradas para a garantia do envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social e resultando em uma nova postura diante do envelhecimento.
O programa propõe ações intersecretariais voltadas à proteção, educação, saúde e a participação da população idosa do Estado. São 11 Secretarias de Estado envolvidas e o Fundo Social de Solidariedade (FUSSESP), sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social.