Cidades

Assinado convênio de R$ 250 mil para construção de Centro de Convivência do Idoso

CCI será construído na Vila Jamil de Lima, para público com mais de 60 anos.

Por: Da Redação atualizado: 3 de julho de 2018 | 16h20
Prefeito Márcio Cardim e o secretário estadual de desenvolvimento social Gilberto Nascimento, na assinatura do convênio para construção do CCI em Adamantina (Reprodução). Prefeito Márcio Cardim e o secretário estadual de desenvolvimento social Gilberto Nascimento, na assinatura do convênio para construção do CCI em Adamantina (Reprodução).

Foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo o convênio entre o Município de Adamantina e o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, para a construção de um Centro de Convivência do Idoso (CCI). O convênio tem o valor de R$ 250 mil.
O espaço segue um layout padrão e se constitui em um ambiente de convivência, socialização, lazer e atividades, onde os idosos com mais de 60 anos podem frequentar.
Segundo o prefeito Márcio Cardim, o objetivo do CCI é oferecer um espaço de socialização, para evitar o isolamento da pessoa idosa. No local, idosos independentes com mais de 60 anos têm a opção de despertar novas habilidades, por meios de diversas atividades socioeducativas. “Trata-se de um equipamento de proteção básica de caráter preventivo, contribuindo para o envelhecimento ativo, saudável e autônomo”, destaca.
De acordo com o convênio, o CCI será construído na Vila Jamil de Lima. O espaço tem capacidade para até 200 idosos e integra o Programa SP Amigo do Idoso, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.
De acordo com o secretário estadual de desenvolvimento social Gilberto Nascimento – diz o site da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social –, a proposta do Governo de São Paulo é que todos os municípios paulistas tenham um serviço de assistência social direcionado a atender os idosos. “Queremos avançar na criação de uma cultura para o envelhecimento, na qual as pessoas idosas sejam valorizadas e tenham oportunidade de continuar participando e contribuindo com suas comunidades”.
O Governo de São Paulo inaugurou 50 Centros de Convivência do Idoso e outros 138 estão em execução. Além disso, o Estado de São Paulo conta com outros 210 equipamentos que funcionam como espaços de convivência semelhantes aos CCIs.

Sobre o Programa SP Amigo do Idoso

Lançado em 2012, o programa tem o objetivo de executar ações efetivas e integradas para a garantia do envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social e resultando em uma nova postura diante do envelhecimento.
O programa propõe ações intersecretariais voltadas à proteção, educação, saúde e a participação da população idosa do Estado. São 11 Secretarias de Estado envolvidas e o Fundo Social de Solidariedade (FUSSESP), sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Publicidade

FS Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

ADT Drone