Cidades

Artista anuncia lançamento de música que traz revisão da história adamantinense

Em novo clipe, Rabay traz samplers de Julião Saturno e parafraseia partes do hino de Adamantina.

Por: Divulgação atualizado: 22 de outubro de 2020 | 14h12
Rabay anuncia lançamento de novo clipe, o que vai acontecer no próximo domingo (25), em seu canal no Youtube (Foto: Taisa Maria | @exerciciofotografico). Rabay anuncia lançamento de novo clipe, o que vai acontecer no próximo domingo (25), em seu canal no Youtube (Foto: Taisa Maria | @exerciciofotografico).

Em seu novo videoclipe, Saudade de Adamantina, que será lançado no próximo domingo (25), Rabay faz uma homenagem ao povo simples e trabalhador da cidade, mas pontua fatos históricos como a chegada das ferrovias na região, trazendo dados que muitas vezes são “esquecidos”.

De acordo com o etno-ecólogo Dafran Macario, o Planalto Ocidental Paulista era habitado por diversos grupos indígenas que, até o início do século XX, tinham muito pouco contato com o resto da sociedade. Com a expansão ferroviária, formaram-se exércitos “bugreiros” que, financiados por especuladores de “novas terras”, associados ao governo do Estado, passaram a caçar e matar os indígenas que ocupavam a região, o que culminou em um genocídio indígena em pleno século XX.

(Foto: Taisa Maria | @exerciciofotografico).

No single, Rabay faz um paralelo histórico do massacre indígena que ocorreu na região, com o fato de Bolsonaro ter sido eleito em Adamantina com 82% dos votos. Jair Messias Bolsonaro ficou famoso por dizer, entre outras coisas, que se fosse eleito não demarcaria mais nenhum centímetro quadrado de terras indígenas.

(Foto: Taisa Maria | @exerciciofotografico).

“Se você abre a página sobre Adamantina no Wikipedia, a informação que consta lá é que a cidade tem 70 anos, como se tivesse surgido do nada. Mas a verdade é que há 70 anos (o que é muito pouco tempo) ocorreu o massacre de uma população indígena que ocupava a localidade há mais de 300 anos”, observa Rabay. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Rede Sete Supermercado

Apesar das críticas, o artista também ressalta aspectos positivos da cidade e homenageia artistas como Julião Saturno, compositor adamantinense da década de 70, que apesar de não tão reconhecido como deveria, compôs inúmeras canções durante sua vida. Compôs inclusive, “Saudade de Adamantina”, canção homônima que Rabay escolheu como ponto de partida para sua criação.

(Foto: Taisa Maria | @exerciciofotografico).

Segundo o artista, ele escolheu parafrasear o título, pois pensa sua canção como uma maneira de atualizar a gravação original, mudando em partes seu sentido, mas não sem deixar de fazer uma homenagem à cidade e a seu compositor.

Rabay conta que para criar a batida de sua música, ele sampleou a música de Julião Saturno, usando alguns de seus elementos na nova canção, o que, segundo o artista, eleva ainda mais o valor histórico da obra. Além disso, o jovem músico fez menções a trechos do hino de Adamantina, de modo a trazer ainda mais referências com as quais os cidadãos poderão se conectar. 

Sample:

É um termo bastante conhecido para se referir, em música, a pequenos trechos sonoros recortados de obras ou gravações pontuais para posterior reutilização noutra obra musical, não necessariamente no mesmo contexto do original (Fonte: Wikipedia).

O videoclipe, gravado parte no Jardim Brasil e parte no centro da cidade, em Adamantina, com imagens de Taisa Maria (@exerciciofotografico), será lançado no Youtube no dia 25, às 16 horas, e sua pré-estreia pode ser acompanhada neste link, que já pode ser acessado e conta com um chat ativo. Para acompanhar o lançamento com exclusividade, basta acessar o endereço na data da estreia e assistir o clipe de Saudade de Adamantina em primeira mão.

Publicidade

Supermercado Godoy
JVR Segurança

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans
FS Telecomunicações

Publicidade

ADT Drone