Após recapeamento, tampos de poço de inspeção ficam fundos e trazem risco de acidentes
Situação ocorre em vários locais de Adamantina, em ruas que receberam recapeamento asfáltico.

As obras de recapeamento urbano de ruas em Adamantina trazem melhorias à qualidade do pavimento viário, porém, momentaneamente, há determinados locais em que a nova camada de asfalto, aplicada sobre o piso já existente, deixou mais fundos os tampos metálicos dos poços de visita (PV). Esses dispositivos são utilizados para vistoria e manutenção de redes subterrâneas de coleta de esgoto, galerias pluviais ou cabos telefônicos.
A redação do SIGA MAIS foi alertada por um morador, que apontou o PV localizado na rotatória da Avenida Antônio Tiveron com a Avenida Marechal Castelo Branco, sentido “terminal rodoviário x via de acesso”. No local existe um dispositivo mais fundo que o pavimento. Em razão das características da via, com canteiro central, e por estar em local de curva, há o “fator surpresa” e motoristas têm dificuldade em desviar. O risco é maior, sobretudo, para veículos leves (de passeio) e motos.
PV na rotatória do Cristo, início da Via de Acesso (Foto: Siga Mais).
Após o relato do morador a reportagem percorreu pontos das vias urbanas que recentemente receberam obras de recapeamento, e identificou vários locais com problemas semelhantes. Um deles é no início da Rua Deputado Salles Filho, esquina com a Rua Josefina Dall´Antônia Tiveron, e outro na Avenida Rio Branco, proximidades do antigo Posto Itaipus, altura dos bairros Jardim Adamantina e Parque Itaipus.
PV no início da Rua Deputado Salles Filho (Foto: Siga Mais).
Nesses dois locais, a nova camada asfáltica deixou o pavimento mais alto que o tampo metálico do PV. Em diferentes locais da cidade há situações semelhantes, de risco aos usuários das vias.
Sobre esse tema o SIGA MAIS procurou a Secretaria Municipal de Obras de Adamantina. O responsável pelo local disse que conforme são realizadas as obras de recapeamento, essas situações relacionadas aos PVs são informadas às empresas responsáveis por cada dispositivo.
Na sequência o SIGA MAIS fez contato com uma delas, a Sabesp, concessionária de água e esgoto em Adamantina.
Em nota a empresa disse que alia essas situações junto com o poder público municipal e naqueles dispositivos sob sua responsabilidade, irá promover o nivelamento. “A Sabesp cumpre o que é estabelecido em contrato e, nesse caso, de reposição asfáltica realizada pelo poder concedente, avaliou junto à Prefeitura e irá realizar o nivelamento dos poços de visita (PVs) que dão acesso às redes da companhia de saneamento”, informa a nota. “Lembrando que também há PVs para a rede de águas pluviais e de outras empresas e concessionárias de serviços”, observa a empresa.