Após mudanças no trânsito, Osvaldo Cruz tem queda no número de acidentes
Os dados são de junho de 2015: redução foi de 20%

Após alterações em ruas e avenidas de Osvaldo Cruz, o número de acidentes com vítimas teve queda de 20% em junho de 2015, se comparado ao mesmo período do ano passado, de acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública. Uma das mudanças, feita há três meses, foi o sentido das vias principais da área central.
A gerente de setor de vendas Josiane Cavalcante disse que percebeu melhoria no trafego. “Acredito que diminuiu bastante o fluxo intenso das avenidas paralelas”, contou.
O morador Ademir Menezes falou que dirige pelas municipais há 42 anos, quando muitas delas não eram pavimentadas, e contou que se adaptou as mudanças. “Agora, com a mão única, se consegue sair do trânsito logo e tomar seu destino”, alegou.
As mudanças no trânsito começaram a valer desde maio. No Centro, seis ruas tiveram o sentido alterado e ganharam locais específicos para estacionamento de motocicletas.
Em junho 2014 foram registrados 54 acidentes, contra 43 do mesmo período deste ano. Mas, a baixa também foi apontada no comparativo entre o primeiro semestre de 2015 com o ano anterior, que de 371 passaram para 339, uma baixa de quase 9%.
O diretor municipal de trânsito, Clóvis Jayr da Costa, informou que as reduções dos números estão diretamente ligadas às mudanças. “Essa nova sistemática de circulação viabilizou mais o tráfego e diminuiu, consideravelmente, o número de acidentes”, pontuou.
Além de diminuir os acidentes, a reformulação do trânsito buscou facilitar o fluxo dos carros, pois em Osvaldo Cruz há atualmente 31 mil habitantes e uma frota de 21.453 veículos.
Entre os anos de 2009 e 2011 a cidade chegou a ficar conhecida como uma das que tinham o trânsito mais violento do Estado. Porém, mesmo com as alterações, é preciso que os motoristas tenham conscientização. “Acidentes acontecem, praticamente todos os dias, mas os acidentes registrados atualmente são por falta de cumprimento das regras”, conclui o diretor de trânsito. (Fonte: OCNET)