Cidades

Após lançamento, livros Reviver Adamantina II estão à venda; publicação tem 728 fotos histórias

Noite de autógrafos foi na última quinta-feira (11), com o autor João Carlos Rodrigues.

Por: Da Redação atualizado: 18 de novembro de 2021 | 18h49
Em uma palestra, no lançamento, João Carlos Rodrigues mostra uma foto da área central da cidade, na década de 50, sem a Igreja Matriz de Santo Antônio (Reprodução/Clickar). Em uma palestra, no lançamento, João Carlos Rodrigues mostra uma foto da área central da cidade, na década de 50, sem a Igreja Matriz de Santo Antônio (Reprodução/Clickar).

Aconteceu na noite da última quinta-feira (11) a sessão de autógrafos para o lançamento do livro Reviver Adamantina II, de João Carlos Rodrigues. Em 390 páginas, a publicação reúne 728 fotos históricas da cidade, todas legendadas. Com limitação de público em atenção aos cuidados sanitários, a solenidade aconteceu no anfiteatro da Biblioteca Pública Municipal, com transmissão ao vivo pela fanpage do site de notícias Clikar. Assista:

Segundo Rodrigues, o Reviver Adamantina II é um complemento ao Reviver Adamantina I, lançado em 2016. A publicação apresenta imagens inéditas relacionadas a festividades, ferrovia, eventos culturais, política, curiosidades e algumas homenagens.

Público na noite de lançamento (Cedida).

Entre as 728 imagens, um dos destaques é uma foto da década de 50 com a área central de Adamantina já urbanizada e com muitas construções, porém sem a construção da Igreja Matriz de Santo Antônio.

Livros à venda

Já na noite de autógrafos foi iniciada a comercialização do Reviver Adamantina II. A unidade é vendida a preço de custo: R$ 50. O autor produziu uma tiragem inicial e 200 exemplares e vai comercializar 170. O restante é para acervo pessoal e doação a colaboradores que auxiliaram nas pesquisas.

Capa de Reviver Adamantina II (Divulgação).

João Carlos Rodrigues destaca que os cursos estão relacionados ao processo de publicação, o que envolve a diagramação, impressão, registro para obtenção do ISBN (International Standard Book Number/Padrão Internacional de Numeração de Livro) e transporte. “Todas as despesas foram custeadas por mim. Devido a isso comercializo o livro a preço de custo, para recuperar o valor investido. Não tendo nenhum interesse financeiro. Meu principal objetivo é disseminar a história adamantinense”, ressalta.

Publicidade

Rede Sete Supermercado

Reviver Adamantina I e outras publicações

O primeiro Reviver Adamantina foi lançado em 2016 e segundo Rodrigues, superou todas as expectativas, com a comercialização de 800 exemplares. “Esta publicação foi enviada aos quatro cantos do Brasil e para oito países, onde residem pessoas oriundas de Adamantina”, fiz orgulhoso.  Ele também editou e publicou a Revista do Futebol Adamantinense, lançada em 1 de dezembro de 2015; Livro Reviver Futebol Adamantinense de 28 de junho de 2017; e o Memorial do Futebol Adamantinense em 28 de novembro de 2018.

O autor

João Carlos Rodrigues é historiador e técnico em informações geográficas e estatísticas. Trabalhou por 44 anos como servidor público do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

Ingressou no órgão no dia 8 de março de 1976, como técnico de pesquisas. Ele assumiu a chefia da Agência do IBGE de Adamantina dez anos depois, em 13 de janeiro de 1986, cargo que ocupou por 35 anos, como qual se aposentou em fevereiro passado.

No IBGE local João Carlos realizou os Censos Agropecuário em 1976, 1981, 1986, 2007 e 2017. Já no Censo Demográfico, participou em 1980, 1991, 2000 e 2010.

Publicidade

FS Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

ADT Drone