Aos 86 anos, morre o médico Joamyr Castro
Médico teve ampla atuação na saúde, em Adamantina, e junto ao Rotary Club.

Com sua saúde fragilizada, morreu nesta terça-feira (1) o médico Joamyr Castro, aos 86 anos. A notícia sobre usa morte foi publicada nas redes sociais e confirmada pelo SIGA MAIS junto a um representante do Rotary Club local, clube de serviço onde ele teve ampla atuação e se tornou referência viva dos princípios rotarianos.
Segundo a Funerária Flor de Lotus, a cerimônia despedida será no Memorial Flor de Lotus, nesta quarta-feira (2), a partir das 11h, com sepultamento previsto para ocorrer às 15h, no Cemitério da Saudade. Em nota, a empresa funerária publica orientações em razão do período da pandemia. “por medida de segurança e saúde pública, há restrição no número de pessoas no local, reservado apenas aos familiares mais próximos”, informa o texto.
Joamyr Castro nasceu em Macaé (RJ) em 16 de janeiro de 1935. Atuou como médico cardiologista e anestesiologista, formado pela Faculdade Fluminense de Medicina em 1958. Foi casado com Syrlene Rodrigues de Castro (in memorian), fundadora da Casa da Amizade de Adamantina, com quem teve os filhos Liene, Joamyr Júnior e Márcio Castro. Viúvo, casou-se com Sueli Fiorillo (in memorian), que faleceu recentemente, em março passado.
Trajetória
Na vida profissional, Joamyr Castro coleciona milhares de pacientes que foram atendidos em seu consultório, na Santa Casa de Adamantina e na atenção básica, na cidade e região, junto à rede pública de saúde. Era um profissional seguro e conhecedor da medicina, dominava as habilidades técnicas próprias da sua atividade, empregando ainda sensibilidade, carinho e atenção a cada paciente.
Foi diretor clínico da Santa Casa de Adamantina, Secretário Municipal de Saúde e diretor do Centro de Saúde da cidade. O serviço de anestesiologia do qual se desligou em 2010 ultrapassou as 70 mil anestesias conduzidas por ele.
Uma história dedicada à família, à medicina e ao Rotary (Reprodução/Facebook).
Vida no Rotary
Joamyr Castro foi admitido no Rotary Club de Adamanina em 17 de dezembro de 1963, presidindo o clube adamantinense no ano rotário 1966/1967.
No ano rotário 1975/1976 foi criado o Programa de Intercâmbio Internacional de Jovens. Durante 15 anos, de 1976 a 1991, Joamyr presidiu a comissão distrital dessa ação, no Distrito 4.510, em território que envolve clubes das regiões de Presidente Prudente, Assis e Marília. Nesse período encaminhou 201 jovens para o exterior e recebeu outros 130 jovens.
Em sua vida de Rotary, participou de interclubes, seminários, assembleias e convenções internacionais. Proferiu palestras sobre intercâmbio de jovens em dezenas de clubes do Distrito e fora dele e participou das conferências distritais.
No ano rotário 2010/2011 foi Governador do Distrito 4.510, quando expandiu o quadro associativo dos clubes e elevou as contribuições à Fundação Rotária (foi a maior contribuição anual da história do Distrito até hoje), criando o Programa “Clubes Irmãos”, dentre muitos outros. (Continua após a publicidade...)
Um dos últimos compromissos públicos do rotariano Joamyr Castro em Adamantina foi no dia 16 de abril deste ano, quando da instalação de uma placa no CIS (Centro Integrado de Saúde) sobre o programa de prevenção e conscientização da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), um dos temas em que ele era entusiasta, tendo realizado diversas campanhas e ações (relembre).
Joamyr, na instalação da placa, no CIS, com companheiros do Rotary (Divulgação/Rotary Club).
No mês anterior, em 27 de março foi empossado como Membro da Academia Brasileira Rotária de Letras, pelos elevados serviços prestados à causa rotária.
Posse como membro da Academia Brasileira Rotária de Letras (Reprodução/Facebook).
Em junho de 2010, em uma solenidade no ATC, ele recebeu o título de Cidadão Adamantinense, maior homenagem da Câmara Municipal de Adamantina para aqueles não naturais da cidade, que tenham biografia de trabalho pelo município.
Em 2010 recebeu do vereador Eduardo Fiorillo o título de Cidadão Adamantinense (Reprodução).
A iniciativa do título de Cidadão Adamantinense foi do vereador Eduardo Fiorillo.
(Conteúdo sujeito a atualização).