Cidades

Adamantina, Lucélia e Dracena aderem ao Via Rápida Empresa

Novo portal permite que o registro de empresas seja feito integralmente pela internet.

Por: Da Redação | Com informações da As. de Imprensa da Prefeitura de Adamantina atualizado: 15 de setembro de 2015 | 13h25
Prefeito Ivo Santos na adesão ao Via Rápida Empresa, durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes (Foto: Assessoria de Imprensa) Prefeito Ivo Santos na adesão ao Via Rápida Empresa, durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes (Foto: Assessoria de Imprensa)

Adamantina, Lucélia e Dracena fazem parte do conjunto de cerca de 100 cidades paulistas que assinaram convênio com o Governo do Estado de São Paulo, para adesão ao Via Rápida Empresa.
A facilidade faz parte da proposta de desburocratizar o processo de abertura empresas.  Por meio da ferramenta, é possível realizar o registro integralmente pela internet.
Essas novas facilidades foram apresentadas na última quinta-feira (10), em cerimônia presidida pelo Governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
Em sua primeira fase as empresas limitadas serão abertas de um a cinco dias. Essa natureza jurídica representa 41% da movimentação diária na Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo). "É um passo muito importante que o estado de São Paulo está dando no sentido de agilizar a abertura e fechamento de empresa", afirmou o governador Alckmin. "Especialmente àquelas de baixo risco, que representam 60% das empresas paulistas", complementou.
Mais do que nunca, São Paulo precisava de um agente facilitador nesse processo. "Mesmo neste ano de crise, aumentou o número de empresas criadas no estado", disse Alckmin." Ano passado foram 81 mil empresas no primeiro semestre. Este ano, já foram abertas 85 mil.
Durante o lançamento, houve também adesão de novas prefeituras no Módulo Estadual de Licenciamento Integrado do Via Rápida Empresa. "Temos agora 100 municípios conveniados", ressaltou o governador.

Em Adamantina

De acordo com a responsável pelo Departamento de Fescalização Tributária da Prefeitura de Adamantina, Luciana Tecco, não será apenas redução da espera. A medida irá possibilitar ao empreendedor a economia de gastos com deslocamentos, autenticações de documentos e reconhecimentos de firma, tornando o processo menos burocrático.
Para o Secretário Municipal de Finanças Reinaldo Turra Júnior, o programa irá facilitar tanto a vida do empreendedor quanto dos contadores, que agora terão a possibilidade de unificar todos os serviços para abertura de sua empresa.
Mais informações no Departamento de Fiscalização e Tributação, no 2º andar da Prefeitura de Adamantina, ou pelo telefone (18) 3502-9000.

Em Lucélia


A busca pela inclusão de Lucélia no Via Rápida Empresa foi uma iniciativa do então Secretário de Desenvolvimento Municipal daquela cidade, Acácio Rocha, que esteve em junho de 2014 em um encontro na sede da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em São Paulo, promovido pela Subsecretaria de Empreendedorismo da Micro e Pequena Empresa.
A atividade foi conduzida por representantes da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), onde participaram as cidades de Lucélia, Ferraz de Vasconcelos, Embu das Artes e Patrocínio Paulista.
A informação está na fanpage oficial da Prefeitura de Lucélia (acesse aqui).

Como utilizar o serviço

O portal será acessado pelo site www.jucesp.sp.gov.br (por meio do cadastro web). O usuário poderá entrar nos sistema com o certificado digital ou pelos dados cadastrados na nota fiscal paulista. O sistema envia um protocolo pelo e-mail registrado e avisa a Jucesp que há um novo registro em andamento.
Em seguida, o empreendedor escolhe a atividade empresarial, e opta pelo município que será sediada a empresa. Caso o município já seja conveniado ao Módulo de Licenciamento do Programa, a abertura será ainda mais rápida.
O empresário pode imprimir o contrato social padrão gerado no sistema ou fazer um upload de um contrato customizado. Caso o empresário tenha o certificado digital, a assinatura dos documentos poderá ser realizada via site.
Após pagar o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare) e o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), gerados pelo sistema, o interessado encaminha todos os dados eletronicamente ou presencial nos escritórios regionais ou postos da Junta Comercial do Estado de São Paulo.
Os analistas da Junta Comercial ou dos postos de atendimentos farão a análise técnica e de viabilização empresarial, com a emissão de licenças. Em até cinco dias, o usuário retira os documentos registrados ou recebe eletronicamente, e já está apto para desenvolver sua atividade empresarial.
 

Fotos

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
FS Telecomunicações
Cóz Jeans

Publicidade

ADT Drone