Adamantina e região desenvolvem ações da campanha Justiça pela Paz em Casa
Iniciativa e mobilização regional são articuladas pelo Poder Judiciário de Adamantina.

Foi iniciada nesta segunda-feira (15) e segue até sexta-feira (19) na Nova Alta Paulista uma ampla programação dentro da campanha nacional Justiça pela Paz em Casa. A iniciativa regional é liderada e articulada pelo Poder Judiciário de Adamantina.
Entre os parceiros do judiciário local estão o Ministério Público do Estado de São Paulo, Polícia Civil do Estado de São Paulo, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Educação de Adamantina, Programa Flor de Lis e Roteiro Único de Trabalho Humanizado.
Início das atividades
Na abertura da programação nesta segunda-feira, às 9h, foi realizada uma visita guiada ao Fórum de Adamantina para estudantes da rede estadual de ensino, na área da Diretoria Regional de Ensino de Adamantina. A unidade gestora educacional tem jurisdição em 33 escolas estaduais de 22 cidades da Nova Alta Paulista.
Na sequência, as 10h, também no Fórum, o promotor de justiça Marlon Roberth de Sales conduziu a palestra "Lei Maria da Penha no Contexto Escolar", dirigida a vice diretores e alunos da rede estadual de ensino.
Já na sede da Diretoria Regional de Ensino de Adamantina, às 9h foi realizada uma roda de conversa com diretores das escolas estaduais das 22 cidades da região, com a professora convidada Fátima Pacheco, cientista educacional, da Universidade do Porto (Portugal).
No mesmo horário foi instalada uma outra roda de conversa, com professores estaduais também das 33 escolas da região, conduzida pela delegada da Polícia Civil Patrícia Tranche Vasques, que responde pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Adamantina.
Um terceiro núcleo de atividades nesta segunda-feira se deu no Anfiteatro Fernando Paloni, junto à Biblioteca Municipal de Adamantina, às 13h30, com a palestra "Cultura de Paz: Uma Educação Necessária!", conduzida pela professora convidada Fátima Pacheco, para gestores, professores e estudantes.
Sequência da programação
A programação segue nos próximos dias. Nesta terça-feira (16), em Adamantina, às 9h30, diretores das escolas estaduais de 17 cidades da região participam de uma roda de conversa com a professora convidada Fátima Pacheco. Às 15h, o encontro é com gestores municipais da Secretaria Municipal de Ensino, onde também participa a psicoeducadora Denise Alves Freire, representante do Roteiro Único de Trabalho Humanizado.
Na quarta-feira (17), conforme a programação, a atividade se desenvolverá em Pacaembu. Das 9h às 16h acontece o curso "Lei 14.164 na Prática Escolar", dirigida aos profissionais da rede municipal de ensino da cidade.
À noite, a juíza de direito Ruth Duarte Menegatti, titular da 3ª Vara da Comarca de Adamantina e entusiasta da iniciativa, participa de uma entrevista às 20h na rádio local, Life FM, com o tema "Lei Maria da Penha na Promoção da Saúde Mental".
Encerrando a programação, acontece na sexta-feira (19) o curso "Maria da Penha no Sistema Prisional’, uma formação para Agentes Penitenciários do Estado de São Paulo, na modalidade online.
(Reprodução).