Cidades

5G: moradores de cidades da regão podem pedir à troca gratuita das antenas parabólicas

Sinal utilizado pelos aparelhos antigos será desligado para evitar interferências com a internet 5G.

Por: Da Redação atualizado: 27 de outubro de 2023 | 20h43
Antenas parabólicas tradicionais de recepção de TV precisarão ser substituídas. Para famílias de baixa renda será gratuita a substituição (Arquivo/Siga Mais). Antenas parabólicas tradicionais de recepção de TV precisarão ser substituídas. Para famílias de baixa renda será gratuita a substituição (Arquivo/Siga Mais).

As tradicionais antenas parabólicas usadas para recepção de canais de TV poderão sofrer interferência em seus sinais com a chegada da tecnologia 5G. As famílias de baixa renda, que tenham antenas parabólicas ativas, podem solicitar a substituição gratuita do equipamento doméstico.

Em São Paulo, segundo divulgou o governo estadual, são 320 cidades onde a ativação do 5G já foi liberada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Nessas cidades os moradores podem fazer a solicitação da substituição das antenas. Na região de Presidente Prudente, segundo levantou o SIGA MAIS, são 23 cidades: Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiabu, Flora Rica, Flórida Paulista, Indiana, Inúbia Paulista, Lucélia, Mariápolis, Nantes, Narandiba, Pacaembu, Parapuã, Pirapozinho, Pracinha, Presidente Prudente, Regente Feijó, Rinópolis, Sagres, Salmourão, Santo Expedito e Taciba. Na região de Tupã, moradores de Bastos, Herculândia, Iacri, Queiroz e Quintana também podem pleitear a solicitação.

Publicidade

Rede Sete Supermercado
Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico

Conforme o governo estadual os novos equipamentos são oferecidos pela Siga Antenado, organização sem fins lucrativos criada – por determinação da Anatel – pelas operadoras que ganharam a concessão do 5G, para acelerar o processo de troca das parabólicas.

Para ter acesso à antena digital sem custos, a pessoa ou família precisa: ser beneficiária de algum programa social do Governo Federal e registrada no Cadastro Único; e possuir uma parabólica convencional com sinal ativo.  

A previsão é que o sinal das parabólicas comuns seja desativado em dezembro de 2024. A lista com as cidades onde já é possível fazer a troca, as regras para ter acesso ao equipamento e o passo a passo para fazer o pedido podem ser consultados no site do Siga Antenado.

5G já está disponível em 141 cidades de SP

O Governo de São Paulo iniciou uma mobilização entre gestores municipais de todo o Estado para acelerar a troca das antenas parabólicas tradicionais pelas digitais. A tecnologia ainda é comum no interior, porém a frequência utilizada por esses equipamentos pode sofrer interferência do sinal da internet 5G. A previsão é que o sinal das parabólicas comuns seja desativado em dezembro de 2024.

Publicidade

JVR Segurança
Supermercado Godoy

A conscientização dos gestores integra o programa TecnoCidades, da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), que tem realizado uma série de ações para acelerar a chegada do 5G. A tecnologia oferece uma navegação até 100 vezes mais rápida e já está disponível em 141 cidades paulistas.

O trabalho segue a linha adotada no primeiro semestre, quando a InvestSP passou a realizar reuniões e eventos para orientar prefeituras e câmaras municipais sobre a necessidade de atualizar a “lei das antenas”. Esse é um passo fundamental para que as operadoras saibam onde as antenas do 5G podem ser instaladas e invistam na infraestrutura da tecnologia.

Do fim do ano passado pra cá, o total de cidades paulistas com leis atualizadas subiu de 61 para 204, aponta levantamento da InvestSP. Em Adamantina a Prefeitura local ainda não enviou à Câmara o projeto de lei sobre o tema,como mostrou o SIGA MAIS no início do mês de agosto. 

Publicidade

Cóz Jeans
Prefeitura de Adamantina
FS Telecomunicações

Publicidade

ADT Drone