Finalmente um movimento que representa as pessoas que têm respeito pelos animais
Veganos não utilizam nenhum produto de origem animal

Trato como novidade porque, de fato, é uma coisa nova para a maioria das pessoas, mas o movimento do qual escrevo nessas linhas existe desde 1944 e chama-se veganismo. É um jeito de encarar o mundo que tenta causar o menor impacto possível sobre a vida de todas as espécies de animais, incluindo a Homo sapiens.
O veganismo traz uma linha de raciocínio muito clara e lógica: se você respeita os animais, não os coma ou participe da tortura e morte deles. Os veganos, como são chamados aqueles que adotam o veganismo como estilo de vida, não utilizam em sua alimentação nenhum produto de origem animal. Isso porque os animais utilizados para gerar ingredientes considerados alimentícios sofrem e sempre são mortos no final. É óbvio que a morte de animais aconteça na produção de carne, mas isso acontece também na indústria leiteira e nas granjas de ovos.
As pessoas que decidem colocar em prática o conceito do veganismo não consomem laticínios, ovos e também nenhum tipo de carne. Em contrapartida, conhecem novos sabores e pratos maravilhosos feitos apenas com ingredientes de origem vegetal. E olha que não estou falando de salada e sim de alta gastronomia.
As principais instituições nutricionais do mundo já se posicionaram afirmando que uma alimentação sem ingredientes de origem animal é plenamente possível e, em muitos casos, ajuda a prevenir doenças graves como alguns tipos de câncer, diabetes, colesterol e enfermidades relacionadas ao coração.
Ainda que chame mais a atenção pela questão da alimentação, o veganismo engloba também vestuário, entretenimento e tudo que envolve o nosso dia a dia. Uma pessoa vegana não compraria um sapato feito com pele de vaca (couro), nem iria prestigiar um rodeio, por exemplo. Itens produzidos com indícios de trabalho escravo também ficam fora da lista de compras de quem adota o veganismo em sua vida.
Se você se identificou e gostaria de colocar em prática o respeito pelos animais que provavelmente está dentro de você, pesquise mais sobre o tema na internet. Comece pelo site www.sejavegano.com.br.
(*) Fabio Chaves é fundador e infoativista do Vista-se – maior portal vegano do Brasil e segundo mais acessado do mundo – e colunista do portal de notícias da Rede Record, o R7.