Opinião

Pânico: O medo de sentir medo

Os 'gatilhos' são internos e incontroláveis e as crises consistem em períodos de intensa aflição.

Por: Giovana Lopes (1)
Pânico: O medo de sentir medo

Muitas pessoas começam a sentir coisas bastante desagradáveis em seu corpo, sensação de desmaio, sensação de medo, dores musculares, palpitações, ansiedade, e a partir daí, começam a abdicar de muitas coisas em função dessas sensações desagradáveis.
Inicialmente, procura-se identificar o problema através de uma passagem  desesperada em várias especialidades médicas, podendo chegar ao diagnóstico que não teria nada do que imaginava, isto é,  trata-se de sérias questões emocionais.
Nos transtornos de ansiedade - que tem graus variados, de ansiedade generalizada a ataques de pânico – o corpo reage como se estivesse frente a um perigo, porém não há nada fora que possa justificar esta reação. Os 'gatilhos' são internos e incontroláveis.
As crises consistem em períodos de intensa aflição, geralmente com início súbito e acompanhados por uma sensação de catástrofe iminente. Os sintomas são sudorese, taquicardia, sensações de desmaio, sensação de estar 'fora do corpo', sensação de morte iminente, além de outros.
É comum a pessoa passar a restringir a sua vida a um mínimo, limitando toda forma de estimulação para tentar evitar que "aquilo volte". É o medo de sentir medo.
É importante buscar tratamento no início dos sintomas para evitar que a situação evolua para graus mais limitadores. Um tratamento eficaz vai além da medicação (nem sempre necessária) para controlar as crises, e implica em investigar e agir sobre os processos responsáveis pelo início, manutenção e recaída na crise. A psicoterapia faz isso em tempo relativamente curto e na grande maioria dos casos, há total remissão dos sintomas.

(1) Giovana Lopes. Psicóloga – Psicoterapeuta – Psicanalista. Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Candidata IPSO - International Psychoanalytical Studies Organization. Membro da Organização dos Candidatos  da América Latina (SOCAL).
 

Publicidade

Cóz Jeans
P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais