Elas por Elas

As estampas e suas origens

Cada estampa tem sua história, origens e características, e todas elas cabem nos projetos de decoração. Basta escolher aquela que mais traduza a personalidade do dono do lugar. Confira as dicas de Carol Furquin.

Por: Carol Furquin
As estampas e suas origens

Estampas são sempre bacanas para conferir charme e personalidade ao ambiente de acordo com a proposta do projeto.
Por isso hoje trouxe um pouco da história delas para vocês.

 

 

Ikat

Acredita-se que é proveniente da Indonésia e é feito por meio de um processo artesanal, onde os fios são tingidos antes da tecelagem. O que confere a beleza é exatamente a irregularidade e o desenho formado com isso. A maioria das estampas que vemos são em 2 tonalidades, bege e azul, ou bege e vermelho, mas podemos encontrar os mais coloridos também.

Paisley

A origem é persa, mas sua forma atual foi definida na índia. A estampa foi queridinha do movimento hippie e hoje ainda é muito utilizada no estilo conhecido como boho, tanto na decoração como na moda.

Toile de Jouy

Pelo nome já sabemos que a origem é francesa. Surgiu no século XVIII e retratam cenas do campo. Sempre com fundo claro, elas são provenientes da cidade de Jouy, por isso levam seu nome. As cores mais comuns são o vermelho e azul.

Pied-de-Poule e Pied-de-Coq

Significam respectivamente pé de galinha e pé de galo, em função de seu formato. Também de origem francesa e voltada para inicialmente trajes urbanos. Foi eternizada por Chanel nos anos 20 e mais tarde por Christian Dior nos anos 40. Sóbria e discreta hoje é usada tanto no vestuário como na decoração.


Carol Furquim é formada em hotelaria pelo Senac e pós graduada em administração pela FGV. Hoje é empresária do ramo, com a loja Lemon Home Gifts, focada em decoração, mesa posta e presentes.
 

Mais colunas