A origem das tradições
Carol Furquim fala sobre as tradições natalinas: sÃmbolos, decoração e presentes.

O pinheiro é símbolo da vida, já que é uma das poucas árvores que sempre se mantêm verde, mesmo durante o inverno, quando a maioria das árvores perdem as folhas.
Há diversas hipóteses sobre o surgimento dessa simbologia, porém o mais citado é que em 1530, na Alemanha, Martinho Lutero caminhava à noite na floresta e ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa, juntamente com estrelas, algodão e outros enfeites. Ele também utilizou velas para mostrar aos seus familiares a cena pela qual se encantou.
E por que trocamos presentes nessa época? A tradição de presentear no Natal vem da relação com a visita dos três reis magos ao Menino Jesus, para quem levaram presentes - ouro, incenso e mirra (árvore espinhosa). Tradicionalmente, o dia de desmontar a árvore de Natal, o presépio e toda a decoração natalina é 6 de janeiro já que nesse dia os três magos, pessoas sábias, encontram o menino Jesus e ele então foi revelado a todas as nações.
E assim com as casas enfeitadas, passamos mais um ano.
Aproveito para agradecer todos que leem a coluna e que acompanham meu trabalho.
Meu muito obrigada. Paz, luz e saúde é tudo que eu desejo.
Um beijo e até o ano que vem.
Carol Furquim, é formada em hotelaria pelo Senac e pós graduada em administração pela FGV. Hoje é empresária do ramo, com a loja Lemon Home Gifts, focada em decoração, mesa posta e presentes.