Saúde

Universitários levam à escola pública ações de prevenção ao câncer bucal

Orientações aos alunos incluíram teatro de fantoches, apresentação de música e dinâmica.

Por: Priscila Caldeira | UniFAI
Orientações aos alunos do 6º ano incluíram teatro de fantoches, apresentação de música e dinâmica (Fotos: Profª Drª Marceli Moço Silva). Orientações aos alunos do 6º ano incluíram teatro de fantoches, apresentação de música e dinâmica (Fotos: Profª Drª Marceli Moço Silva).

O 7º termo do curso de Odontologia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) juntamente com os bolsistas de Ciências Biológicas e Matemática do programa Residência Pedagógica desenvolveram ações de conscientização para a prevenção do câncer bucal aos alunos do 6º ano da Escola Estadual Fleurides Cavallini Menechino, na manhã desta quarta-feira, 08. As orientações incluíram teatro de fantoches, apresentação de música e dinâmica por meio de jogo de perguntas e respostas.

Com prevalência alta – o 4º mais comum em homens na região Sudeste, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) –, o câncer bucal é um tumor maligno que afeta lábios e estruturas da boca. A doença mata cerca de seis mil pessoas por ano no Brasil.

“O diagnóstico tardio leva à morte. O objetivo da ação é que as crianças consigam entender quais são as situações ou os fatores de risco do câncer bucal e que consigam transmitir essas informações para amigos e familiares, de modo que proporcionemos uma educação continuada para isso”, explica a Profª Drª Marceli Moço Silva.

A professora afirma que os fatores de risco para o câncer de boca são o cigarro, narguilé, bebida alcoólica, sol sem proteção, má alimentação e alguns vírus. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy
2019 - O ano de Super Vantagens
Clínica Savi
Monalisa Adamantina
Rede Sete Supermercado

Publicidade

Haddad
JVR Segurança
Daiane Mazarin Estética

A atividade integra a disciplina de Diagnóstico Bucal, ofertada pela docente e a Profª Drª Cristiane Fumiko Furuse, que visa ensinar aos alunos o diagnóstico e o tratamento de todas as lesões bucais.

Neste evento de extensão, os alunos da graduação foram acompanhados pela Profª Drª Marceli Moço Silva, Profª Drª Cristiane Fumiko Furuse e Profª Me. Daniele Oliveira Moura Silva, coordenadora do curso de Ciências Biológicas.

A mesma atividade será ofertada para os alunos do período vespertino na próxima semana.

Publicidade

Cinema
Clinica Lu Applim

Publicidade

Youtube