Saúde

Saúde de Adamantina realiza mais de 320 exames preventivos no Outubro Rosa

Unidades de saúde abrirão à noite, em datas específicas, nos meses de novembro e dezembro.

Por: Natacha Dominato | Comunicação/Prefeitura de Adamantina atualizado: 31 de outubro de 2022 | 17h29
Segundo o órgão municipal de saúde, foram realizados 327 exames preventivos papanicolau, no Outubro Rosa, em Adamantina (Imagem ilustrativa/Freepik) Segundo o órgão municipal de saúde, foram realizados 327 exames preventivos papanicolau, no Outubro Rosa, em Adamantina (Imagem ilustrativa/Freepik)

A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu uma ação durante o mês de outubro alusiva ao outubro rosa com o objetivo de incentivar as mulheres a realizarem o exame preventivo. De 1 a 25 de outubro, foram realizados 327 exames preventivos.

Contudo, as mulheres em idade recomendada para fazer o exame são de 25 a 64 anos e o município tem mais de 5.500 na faixa etária que devem realizar o preventivo.

Pensando nisso e tendo em vista que o fato das unidades básicas de saúde funcionarem em horário estendido permitiu que mais mulheres tivessem acesso, a pasta definiu que a ação vai se estender nos meses de novembro e dezembro.

“A prevenção é fundamental e a descoberta de alguma alteração feita de maneira precoce aumenta a chance de cura, no caso de um câncer, por exemplo, por isso vamos estender a realização dessa ação nos dias 22 de novembro e dia 6 de dezembro até às 20h. Agradeço aos funcionários que prontamente se dispuseram a realizar na primeira etapa e vamos para a segunda”, afirma a secretaria de saúde, Franciele Anselmo.

Publicidade

Supermercado Godoy
Daiane Mazarin Estética

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Mamografia

No município, existem ainda 2.381 mulheres em idade recomendada para a realização da mamografia de rastreamento, que é de 50 a 69 anos. A mamografia de rastreamento deve ser realizada a cada dois anos para aquelas que estão na faixa etária, mas que não possuem nenhum sinal ou sintomas de câncer de mama.

Até terça-feira (25), foram solicitadas 159 mamografias e na Santa Casa foram agendadas 128. 

Publicidade

Tio Panda Adamantina
Nova Foto e Ótica
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais