Saúde

Santa Casa inicia obras de reforma da ala de internação feminina

Ala feminina terá obras de reforma, com prazo de execução de quatro meses.

Por: Da Redação atualizado: 19 de junho de 2019 | 10h44
Assinatura do contrato para execução da obra de reforma da ala feminina da Santa Casa de Adamantina (Foto: Siga Mais). Assinatura do contrato para execução da obra de reforma da ala feminina da Santa Casa de Adamantina (Foto: Siga Mais).

Uma solenidade na manhã desta segunda-feira (17) marcou a assinatura do contrato e início das obras de reforma da ala de internação feminina da Santa Casa de Adamantina. O evento foi dirigido pelo frei Matheus Alves – da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus – gestor do hospital.

Ele recebeu autoridades e funcionários, convidados e colaboradores da Santa Casa. Entre as autoridades, o prefeito Márcio Cardim, os vereadores Acácio Rocha e Dinha Gil e o reitor do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), Prof. Dr. Paulo Sérgio da Silva. Participaram ainda a primeira-dama Marisa Cardim e os padres Afonso Maniscalco (Paróquia Nossa Senhora de Fátima) e Rui Rodrigues da Silva (Paróquia Santo Antônio), bem como o representante da Construtora Laís, Ivanildo Maia, responsável pela obra.

Solenidade foi aberta pelo frei Mateus Alves (Foto: Siga Mais).

Assinatura do contrato para execução da obra (Foto: Siga Mais).

Frei Mateus fez uma saudação de acolhida com uma oração inicial destacou os objetivos da obra e os desafios gerais na condução da instituição hospitalar. Em seguida, Renato Sobral, da equipe de administração hospitalar, expôs detalhes da obra e contextualizou os avanços conquistados desde a chegada da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, em janeiro do ano passado. “Tudo isso era um sonho, quando chegamos. Agora, já é realidade”, destacou.

Após as duas saudações, foi assinado o contrato da obra, onde participaram frei Mateus e o empresário Ivanildo Maia. Segundo Renato Sobral, as obras têm início imediato, com previsão de conclusão em quatro meses.

As intervenções na ala feminina consistem na substituição dos revestimentos, adequações de acessibilidade nos quartos e banheiros, repintura e instalação dos equipamentos de prevenção e combate a incêndio, em atendimento a exigências do Corpo de Bombeiros.

Padre Afonso conduz benção ao local e às obras (Foto: Siga Mais).

Vereadora Dinha Gil, Renato Sobral, frei Mateus e vereador Acácio Rocha (Foto: Siga Mais).

Nesse período haverá remanejamento interno de pacientes, para a execução das obras. O atendimento não será prejudicado.

Essas obras utilizarão recursos provenientes de emenda parlamentar no valor de R$ 455 mil, do União, por meio de emenda do então deputado federal Evandro Gussi, conseguida em 2015. Desde então a instituição trabalha no projeto e sua aprovação, que é bastante burocrática, frente aos órgãos oficiais da União.

Ala masculina e centro cirúrgico terão obras

Da mesma forma como ocorreu com o projeto da ala feminina, tramitam junto aos órgãos do Governo Federal os projetos e documentos de duas outras obras: uma delas envolve a reforma da ala de internação masculina, também com recursos viabilizados pelo então deputado Evandro Gussi, e as obras de ampliação do centro cirúrgico, com recursos dos então deputados federais Jorge Tadeu Mudalen e Ricardo Bentinho. A liberação dos recursos e início dessas obras dependerão da aprovação final dos projetos. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Nova UTU: obras em andamento

Seguem a todo vapor as obras da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa, executada com recursos financeiros da UniFAI. A estrutura atenderá demandas do curso de medicina, o que justificou os investimentos por parte da instituição educacional.

Obras de construção da nova UTI (Foto: Siga Mais). 

Em operação, a nova UTI permitirá ampliar os atendimentos a pacientes de toda a região, que têm a Santa Casa de Adamantina como referência.

Segundo o cronograma, as obras iniciadas em fevereiro passado devem ser concluídas ao final de julho. Em paralelo, a UnIFAI já trabalha na licitação dos equipamentos complementares que serão alocados no espaço. O custo da obra é de R$ 804.143,47, oriundos da UniFAI, a partir de Termo de Colaboração celebrado entre as instituições hospitalar e educacional.

Revitalização dos espaços

Continuam em ritmo acelerado os trabalhos de revitalização da Santa Casa de Adamantina, que no atual estágio envolvem a realização de reparos e repintura integral de toda a área externa da estrutura hospitalar, o que já ocorreu na área interna. As melhorias são executadas por um grupo de reeducados sob regime semiaberto do Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu (reveja), com a participação e aval do Poder Judiciário, por meio do Departamento Regional de Execuções Penais.

 Revitalização estrutural e organizacional, e investimentos, preparam a Santa Casa de Adamantina para ampliar atendimentos e receber novos serviços (Foto: Cedida).

Na área externa da Santa Casa, os trabalhos foram iniciados no bloco onde estão o pronto-socorro e o banco de sangue, com execução calçamento, a recuperação do pavimento sextavado do estacionamento com o objetivo de torná-lo acessível – sobretudo à circulação de macas e cadeiras de rodas – e a aplicação da nova pintura.

A pintura, por sua vez, já avançou para além do bloco do pronto-socorro e o banco de sangue, passando pela fachada dos apartamentos e na face voltada à Avenida Rio Branco, e assim vai seguir em todo o complexo até contornar por completo a estrutura. 

A melhoria vai ocorrer também com a implantação de um novo projeto paisagístico, em uma faixa entre o estacionamento do pronto-socorro e banco de sangue e o alambrado voltado à avenida Rio Branco.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais