Saúde

Sagres implanta programa municipal de castração que pode atender até 60 pets por semana

Castrações são realizadas mediante agendamento.

Por: Da Redação atualizado: 16 de maro de 2023 | 11h09
Sagres implanta programa municipal de castração que pode atender até 60 pets por semana

A saúde municipal de Sagres, cidade com cerca de 2,5 mil habitantes, implantou um programa de castração de cães e gatos com capacidade inicial para atender até 60 pets por semana. Conforme o gerente de uma unidade de saúde do município, Eduardo Alves de Moraes – que atua na organização do programa – a iniciativa pública foi aberta para os moradores na semana passada. Já foram realizadas 20 castrações.

Lançamento do programa de castração (Reprodução/USF Sagres).

O órgão municipal usa as redes sociais para informar e sensibilizar os moradores da cidade para utilizarem do serviço público que poderá repercutir em um maior controle populacional de cães e gatos na localidade.

Publicidade

Supermercado Godoy
Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

A iniciativa pública ocorreu após o mapeamento da demanda, na cidade, o que também era reivindicado por moradores, sobretudo em relação a animais domésticos soltos na rua. O órgão municipal de saúde se estruturou e montou um novo Centro de Controle de Zoonoses e Endemias. Na área de zoonoses, o setor tem atuado em duas frentes principais, com a coleta de sangue de cães para o inquérito canino de leishmaniose, e os encaminhamentos dos casos; e a castração de cães e gatos para promover o controle reprodutivo desses animais.

Sobre o programa de castração, Eduardo explica que os serviços públicos estão disponíveis para todos os moradores da cidade, que precisam comprovar residência no município. O interessado precisa se dirigir ao Centro Integrado de Saúde (CIS) de Sagres, ou telefonar para (18) 3558-1115, para fazer o agendamento. Depois, as equipes farão o contato com o morador, informando a data agendada para a castração, como também para prestar orientações e esclarecer dúvidas.

Dinâmica das castrações

O programa municipal de castração definiu metas iniciais, com a expectativa de castrar 60 pets por semana. Os procedimentos estão sendo agendados para as terças-feiras e sextas-feiras, com o limite de até 30 animais em cada um desses dias.  

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Conforme Eduardo, na etapa inicial, diante da demanda e das priorizações, estão sendo castrados gatos machos. Depois, será aberta a programação para gatos fêmeas. A mesma dinâmica, posteriormente, vai atender cães machos e depois as fêmeas. Os procedimentos são realizados pelo médico veterinário do município, Wendell Zago Galheira, em parceria com a médica veterinária Elaine Carrion.

(Reprodução/USF Sagres).

Além das castrações, os animais recebem antibiótico e vermífugos. “Queremos realizar o maior número possível de castrações”, ressalta. A medida, além de promover o controle dessa população de pets, pode repercutir, também, em cenários sanitários positivos com a diminuição da transmissão de zoonoses.

(Divulgação).

Publicidade

Cóz Jeans
P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais