Saúde

PSIU: Programa Saúde Itinerante da UniFAI inicia atendimentos em escola pública

PSIU é uma parceria da UniFAI e Prefeitura, com atendimentos itinerantes na área de saúde.

Por: Da Redação atualizado: 7 de novembro de 2018 | 10h21
Lançamento oficial do PSIU ocorreu na última quarta-feira (31) em solenidade realizada na Emef Eurico Leite de Moraes, no Jardim Adamantina (Foto: Cedida). Lançamento oficial do PSIU ocorreu na última quarta-feira (31) em solenidade realizada na Emef Eurico Leite de Moraes, no Jardim Adamantina (Foto: Cedida).

Foi lançado na última quarta-feira (31), em solenidade realizada na Escola Municipal (EMEF) Professor Eurico Leite de Moraes, no Jardim Adamantina, o Programa Saúde Itinerante da UniFAI (PSIU), uma iniciativa do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), através da Pró-Reitoria de Extensão, em parceria com a Prefeitura de Adamantina, com apoio da Secretária de Saúde e da Secretária de Educação.
A solenidade de lançamento oficial reuniu representantes das instituições parceiras e a comunidade escolar, recepcionados pelo diretor da Escola, Prof. Ricardo Mendes, onde o reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva, e o Pró-Reitor de Extensão, Prof. Dr. Délcio Cardim, detalharam a dinâmica do Programa.
O PSIU objetiva fortalecer a saúde familiar, facilitar o acesso à saúde, realizar ações de avaliações, monitoramento e acompanhamento de saúde ambulatorial e promover a interação e integração da UniFAI junto à população. Os atendimentos começaram dia 6 de outubro, usando a estrutura física da própria Escola e o apoio do trailer de saúde da UniFAI.
Neste primeiro momento o Programa tem como piloto o “Projeto de Pediatria”, onde os alunos de medicina, juntamente com profissionais (médicos) de cada área, realizam avaliações junto às crianças da Escola Eurico Leite de Moraes.
Segundo o Prof. Dr. Délcio Cardim, as avaliações contemplarão uma abordagem geral de cada criança, com observação ao peso, altura e acuidade visual.
A abordagem realizará também avaliações dermatológicas (saúde da pele), com avaliação e busca de doenças dermatológicas infecciosas e parasitárias, busca de casos de lesões pré-cancerosas e cancerosas e busca de casos de doenças genéticas em pele.
Outro núcleo do PSIU prevê a realização de avaliações neurológicas (saúde do sistema nervoso): com abordagem sobre o crescimento de desenvolvimento dos movimentos, habilidades motoras, coordenação motora e força muscular e busca de doenças neurológicas congênitas.
Depois de realizado o projeto piloto e realizada as primeiras avaliações sobre o Programa, outras áreas da saúde serão inseridas. “Concluído o projeto piloto, serão inseridos no PSIU projetos nas áreas de odontologia, fisioterapia, nutrição, farmácia, dentre outros”, destaca o Pró-Reitor de Extensão Prof. Dr. Délcio Cardim.

Publicidade

Clinica Lu Applim

Publicidade

Youtube