Saúde

Prefeitura, Santa Casa e Faculdade de Dracena lançam serviço de alta complexidade em neurologia

Parceria prevê abertura de atendimento de neurologia e neurocirurgia em Dracena.

Por: Assessoria de Imprensa | Prefeitura de Dracena atualizado: 16:04
Solenidade de anúncio do novo serviço (Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Dracena). Solenidade de anúncio do novo serviço (Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Dracena).

Dracena e região vivenciam um momento histórico para o avanço da Saúde, com o lançamento do serviço de alta complexidade em neurologia, numa iniciativa e parceria da Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde; Santa Casa e Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec).

Pela primeira vez na história da cidade, passará a ser oferecido atendimento de neurologia e neurocirurgia a pacientes moradores de Dracena que necessitarem de tal especialidade.

A partir de 1º de outubro, o grupo de médicos neurologistas estarão de plantão para casos clínicos, na Santa Casa. O início das neurocirurgias, principalmente de traumas e AVC, começará em 2023, após a chegada de equipamentos adquiridos no exterior.

O lançamento do serviço aconteceu na noite desta terça-feira (13) no auditório Prof. Geraldo Mariano, na Fundec, com a presença de autoridades municipais e regionais; equipe da administração municipal; profissionais da área da Saúde; professores universitários; acadêmicos do curso de Medicina da Unifadra/Fundec, entre outros de demais cursos; representantes da sociedade civil organizada; representantes da Santa Casa e do Ambulatório Médico de Especialidades (AME). A noite teve momentos de emoção por parte de seus participantes.

O prefeito André Lemos abriu o evento falando sobre a grande importância do serviço anunciado, comentando ainda que possivelmente seja um dos maiores feitos da Saúde do município nos últimos 20 anos. “A Saúde vem evoluindo muito em Dracena, hoje somos a capital regional deste setor, mas com esse anúncio estamos dando passos mais largos que os anteriores. A conquista da alta complexidade em Neurologia é algo que tem um caráter de socorro as pessoas que estão em um momento muito delicado, como de um acidentado ou um AVC, colocando Dracena num patamar mais alto de Saúde. Traz ao município novos investimentos; uma sequência de coisas boas que virão. Todo investimento nesta conquista é pouco perto de uma vida salva, livre de sequelas. O paciente sendo atendido na chamada ‘hora de ouro’, o mais breve possível do ocorrido tem uma chance maior de sobreviver. Hoje esses pacientes ficam aguardando na fila da CROSS para serem transferidos para outros centros, mas agora teremos condições para salvar vidas aqui na nossa cidade”, pontuou o prefeito falando que o momento é a realização de um grandioso sonho antigo.

O prefeito concluiu a fala dele enaltecendo todo esforço da Santa Casa e da Fundec, por meio da Faculdade de Medicina para que tal fato se concretizasse.

Publicidade

Supermercado Godoy
Daiane Mazarin Estética

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

O provedor da Santa Casa, Celso Xavier Santin fez um discurso bastante emocionado, recordando desde cada passo que o hospital foi dando ao longo de toda a sua história. Comentou que a neurocirurgia era uma especialidade muito distante de uma pequena Santa Casa, mas que hoje o sonho está tornando uma realidade com muita fé e esforço conjunto.

Santin citou o neurologista Eduardo Hosoume que salvou muitas vidas, na fé e na vontade de se revolver os casos. Também falou a respeito do cardiologista Talel Salle, uma referência de Marília a Panorama, pela sua competência.

O provedor afirmou que a parceria é de fundamental importância para todo esse desenvolvimento que o hospital vem alcançando. “O prefeito André, ao ser eleito, antes mesmo de assinar o ato de posse já nos mostrou a sua responsabilidade em assumir a parceria com a Santa Casa. A Faculdade de Medicina vislumbrou a necessidade dessa realidade e está acontecendo”, disse Santin saudando o diretor executivo da Fundec Edson Kai em nome de toda comunidade acadêmica. Santin agradeceu ainda a Câmara de Vereadores.

Edson Kai ao usar a palavra destacou a imprensa que tem o papel de levar as informações a todos, os alunos e o público em geral. Comentou a parceria com o prefeito André, da mesma forma que Santin citou. “Precisamos muito deste tipo de parcerias público-privadas, porque só assim conseguiremos atingir o desenvolvimento da nossa região. A Câmara nos ajudou muito no processo de consolidação da Faculdade de Medicina”.

A primeira turma da Faculdade de Medicina da Unifadra/Fundec terá a formatura neste final de ano.

Também fizeram uso da palavra, os médicos Talel Salle; Marilda Milanez Morgado de Abreu, coordenadora da Faculdade de Medicina, o neurologista Eduardo Hosoume; a secretária de Saúde Cláudia Luginick e o vice-provedor da Santa Casa Hermes Tamura. O presidente da Câmara Municipal vereador Claudinei Millan Pessoa também falou e ficou bastante emocionado ao lembrar-se do que viveu ao ser acometido pela covid 19 e o tratamento que recebeu na Santa Casa, por meio da médica Aline Damasceno.

Para finalizar o evento, os médicos Carlos Alberto dos Santos Filho e Bruno Gonzales Miniello, que farão parte da equipe de trabalho da Neurologia apresentaram as informações sobre o programa de atendimento, que prevê serviços de prevenção e tratamento.

Publicidade

Tio Panda Adamantina
Nova Foto e Ótica

Publicidade

Insta do Siga Mais