Prefeitura de Tupi Paulista realiza castração de cães e gatos
Além da castração, município fornece os kits de medicamentos para a recuperação dos animais.

A Prefeitura de Tupi Paulista, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, está realizando o Programa “Auau Miau”, para castração de cães e gatos que vivem soltos nas ruas do município, e animais de famílias que não conseguem arcar com essas despesas.
Segundo publicou a assessoria de comunicação da Prefeitura de Tupi Paulista na última sexta-feira (26), atualmente já foram realizados 428 procedimentos cirúrgicos de castração em gatos, sendo 153 machos e 275 fêmeas, e 35 castrações de cães, sendo 6 machos e 29 fêmeas.
(Divulgação).
A iniciativa prevê a promoção do controle populacional dos felinos e caninos, como também o controle de doenças causadas pela superpopulação desses animais.
Adamantina
Iniciativas de castração comunitária de cães e gatos ocorrem em diferentes cidades da região, como Lucélia e Sagres, já mostradas pelo SIGA MAIS. Em Adamantina, as iniciativas locais já anunciadas pelo poder público municipal não saem do papel. O equipamento Castramóvel, adquirido pela Prefeitura local no final de 2020 está prestes a completar três anos sem nunca ter entrado em operação.
Há dois meses, no final de março, a Polícia Civil em Adamantina promoveu uma reunião sobre maus tratos a animais, e o tema fez parte da pauta. Na ocasião, diante de representantes da segurança pública, do Ministério Público e de ongs e protetores voluntários, a secretária municipal de saúde anunciou que o município iria credenciar serviços veterinários para castrar 60 animais/mês. Até agora nenhuma outra atualização foi divulgada pelo poder público local.
Consórcio
O trabalho de castração realizado pela Prefeitura de Tupi Paulista é operacionalizado por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Nova Alta Paulista (CISNAP), do qual a cidade faz parte. Os procedimentos cirúrgicos acontecem em uma clínica veterinária conveniada em Dracena.
Conforme a Prefeitura de Tupi Paulista, além de propiciar a castração desses animais, o município fornece os kits de medicamentos para as famílias carentes, no pós-operatório, para dar uma continuidade adequada no processo de recuperação.
Prefeito de Tupi Paulista e representantes do município na clínica, em Dracena (Divulgação).
O poder público destaca que uma das estratégias fundamentais para o manejo populacional dos animais é a castração. Ela impacta diretamente na diminuição da taxa de natalidade. Este programa terá um resultado efetivo a médio e longo prazo.