Saúde

No Fórum, estudantes de Adamantina têm palestras sobre o sistema público de saúde

Palestras foram realizadas por gestores e colaboradores da Santa Casa de Adamantina.

Por: Da Redação atualizado: 16:56
Estudantes participam de palestra sobre o Sistema Único de Saúde (Fotos: Milton Ura). Estudantes participam de palestra sobre o Sistema Único de Saúde (Fotos: Milton Ura).

Estudantes do matriculados no ensino médio das Escolas “Prof.ª Fleurides Cavalini Menechino” e EE “Helen Keller”, de Adamantina, participaram na manhã desta segunda-feira (18) de palestras sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

A atividade é uma iniciativa do Poder Judiciário da Comarca de Adamantina, que mobilizou as áreas da educação e saúde do município.

As palestras foram realizadas no salão do Tribunal do Júri, no Fórum local. Os estudantes, professores e convidados foram recebidos pela juíza Ruth Duarte Menegatti, titular da 3ª Vara e diretora do Fórum de Adamantina, e pelo juiz da 2ª Vara e titular da Infância e Juventude, Carlos Gustavo Urquiza Scarazzato. Ambos expuseram sobre a temática, sobretudo acerca das garantias constitucionais do direito à saúde pública gratuita e de qualidade, a todos os cidadãos. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Monalisa Adamantina
Supermercado Godoy
Tio Panda Adamantina
Clínica Savi

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança
Haddad
Daiane Mazarin Estética

As palestras específicas sobre os serviços de saúde foram conduzidas pelo diretor administrativo da Santa Casa de Adamantina, frei Matheus Alves, e pelo gerente administrativo da unidade, Renato Sobral.  Colaboradores do corpo clínico e de outras áreas da Santa Casa também expuseram sobre os serviços de saúde em cada um dos setores do hospital.

Foi apresentado o funcionamento dos hospitais, em toda sua complexidade, incluindo os números de atendimentos realizados, os desafios enfrentados no dia a dia e os princípios do SUS.

Em suas falas iniciais, ambos os juízes destacaram a importância dessa experiência de conhecimento para a educação e à formação dos estudantes. Segundo a juíza Ruth Menegatti, o balanço da atividade foi positivo. “Foram passadas informações de grande pertinência para a informação, para a condução, para a autonomia e para o conhecimento mais profundo dos alunos acerca do Sistema Único de Saúde”, finalizou.

Publicidade

Cinema
Clinica Lu Applim

Publicidade

Insta do Siga Mais