Saúde

Mesmo em meio à pandemia, HR de Prudente bate recorde anual de captações de órgãos

Foram 26 captações registradas somente em 2020 na unidade. A mais recente, nesta segunda-feira (23).

Por: Bianca Santos | Assessoria de Imprensa do HR atualizado: 25 de novembro de 2020 | 10h57
Em números, o HR realizou 26 captações de janeiro a novembro de 2020, sendo 7 corações, 8 pulmões, 16 fígados, 34 rins, 28 córneas e 1 pâncreas (Da Assessoria). Em números, o HR realizou 26 captações de janeiro a novembro de 2020, sendo 7 corações, 8 pulmões, 16 fígados, 34 rins, 28 córneas e 1 pâncreas (Da Assessoria).

Movidos pelo sentimento de solidariedade, os familiares de uma mulher de 35 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), autorizaram a captação de órgãos da paciente na manhã desta segunda-feira (23). É o 26º procedimento do ano, realizado pelo Hospital Regional de Presidente Prudente ‘Dr. Domingos Leonardo Cerávolo’, ultrapassando o recorde anual de 25 captações alcançado em 2015.

A doadora esteve internada na unidade desde o dia 11 de novembro e, devido à gravidade do seu quadro clínico, evoluiu para a morte encefálica no sábado (21). Entre os órgãos captados no procedimento, estão os rins que foram para Marília, córneas para Presidente Prudente, coração para Botucatu e fígado para São José do Rio Preto.

Conforme Janaine Fernanda dos Santos, enfermeira responsável pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos e Transplantes (CIHDOTT), mais uma vez o trabalho do HR foi integrado ao da Central Estadual de Transplantes (CET) e da Organização de Procura de Órgãos (OPO).

“Apesar de estarmos em meio à pandemia da Covid-19 e ser um momento de dor e perda para os familiares, nós temos a CIHDOTT que identifica os potenciais doadores. Este recorde é o reflexo do trabalho minucioso que envolve além de realização de exames, a abordagem sensível com a família e a movimentação da nossa equipe médica e assistencial. Somos muito gratos diante deste gesto nobre, no qual a família mesmo diante do sofrimento, se disponibilizou a fazer essa doação”, afirma.

Em números, o HR realizou 26 captações de janeiro a novembro de 2020, sendo 7 corações, 8 pulmões, 16 fígados, 34 rins, 28 córneas e 1 pâncreas. Já no mesmo período do ano passado, foram realizadas dez captações.  (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Como ser um doador de órgãos

Todas as pessoas podem ser doadoras de órgãos. Para isso, basta ter boas condições clínicas de saúde. No Brasil, a legislação não obriga que se realize uma declaração documental ou insira em documentos de identidade a informação de que se deseja ser doador de órgãos. Apenas converse com seus familiares e informe sobre o desejo de ser doador.

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais