Saúde

Instalado canteiro de obras para ampliação do pronto-socorro de Adamantina

Obras de ampliação do pronto-socorro são executadas a partir de convênio com a UniFAI.

Por: Da Redação atualizado: 26 de junho de 2021 | 09h40
Equipes trabalham com as primeiras interferências no local de ampliação do pronto-socorro (Foto: Siga Mais). Equipes trabalham com as primeiras interferências no local de ampliação do pronto-socorro (Foto: Siga Mais).

Depois da bênção para início das obras de ampliação do pronto-socorro (PS) da Santa Casa de Adamantina, no dia 14 de junho, a estrutura já começou a sofrer intervenções por homens e máquinas, que instalaram o canteiro de obras do novo espaço.

As obras de ampliação são executadas com recursos do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), no valor de R$ 1.335.162,73, já que a estrutura será usada como campo de estágio e internato aos alunos da instituição, dos cursos da área de saúde. Esses investimentos foram autorizados pela Lei Municipal Nº 4.029, de 1 de março de 2021.

A atual área do PS também vai ser reformada, porém, por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Enrico Misasi (PV), no valor de R$ 800 mil, anunciada à instituição hospitalar em 2019 (relembre).

Segundo o frei Mateus Alves, gestor da Santa Casa, atualmente o PS conta com 451,26 m2 de área construída. A ampliação contempla uma área de 547 m2. Após a execução de todas as obras de reforma e ampliações previstas, o pronto socorro passará a contar com aproximadamente 1.152 m2 de área total construída. Ele detalha que o novo espaço de ampliação abrigará seis consultórios, sala de medicação, sala de coleta de exames, recepção, triagem, sala de assistência social, sala de inalação e banheiros.

Perspectiva final do projeto de ampliação e reforma totalmente concluídos (Divulgação).

Ao final, a nova área ampliada pela UniFAI, integrada à área a ser reformada com recursos federais, vai permitir oferecer uma nova estrutura de atendimento e serviços no PS (veja mais).

PS faz 4,5 mil atendimentos por mês

Frei Mateus explica que o PS é uma das portas de entrada dos pacientes na Santa Casa, onde são atendidos casos de urgência e emergência de pacientes com risco eminente de vida. “Dessa forma, a ampliação e regularização do espaço conforme as normas técnicas vigentes irão proporcionar melhor eficiência e qualidade no atendimento aos usuários”, diz.  “Isso só foi possível graças às parcerias que se desenharam ao longo desses anos entre A Santa Casa de Adamantina, Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores, UniFAI e a Comunidade, cada um, à sua maneira, não mediu esforços para que este projeto saísse do papel e se concretizasse”, comemora.

Em média, o PS realiza cerca de 4,5 mil atendimentos por mês. A unidade de pronto atendimento é referência em atendimento de urgência e emergência para 10 municípios da Nova Alta Paulista, compreendendo aproximadamente 150 mil habitantes.

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Obras de ampliação foram pactuadas em TAC

A ampliação do PS por parte da instituição de ensino foi objeto de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assumido nos autos da Ação Civil Pública nº 1002842- 28.2016.8.26.0081 com o Ministério Público do Estado de São Paulo e demais compromissários que figuram no processo.

Quando da tramitação do Projeto de Lei na Câmara Municipal, a mensagem que acompanhou a pauta legislativa justificou o investimento. “É notório que o Centro Universitário de Adamantina - UNIFAI necessita de local adequado para a oferta do internado aos alunos do Curso de Medicina e que as reformas e adequações constantes dos projetos de engenharia foram planejadas para viabilizar grande parte das atividades disciplinares previstas no projeto pedagógico do Curso de Medicina, notadamente no que diz respeito à migração de 100% do internato para o Município de Adamantina, o que não está sendo possível em razão da falta de estrutura adequada. No mais, o repasse será objeto de aditamento do Termo de Colaboração, celebrado em conformidade com a Lei Municipal nº 3.825, de 25 de maio de 2018”, descreveu o documento.

Banco de Sangue atende em novo espaço 

Em razão das obras de ampliação em andamento, o Banco de Sangue da Santa Casa, que funcionava em uma área aos fundos do PS ganhou um novo espaço, com acesso pela Avenida Rio Branco (portaria da antiga fisioterapia), proximidades da esquina com a Rua Mário Olivero.

A medida permitiu maior funcionalidade ao espaço e uma localização mais próxima do centro cirúrgico, UTI e os leitos de internação, além de proporcionar mais conforto aos doadores. As doações de sangue já podem ser feitas no novo local, de segunda a sexta, das 7h15 às 11h.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais