Saúde

Inaugurados cinco leitos na nova UTI da Santa Casa de Adamantina

A princípio, novos leitos deverão ser destinados a pacientes em tratamento da Covid-19.

Por: Daniel Torres e Priscila Caldeira | UniFAI atualizado: 26 de maio de 2020 | 16h53
A princípio, novos leitos de UTI deverão ser destinados a pacientes em tratamento da Covid-19 (Foto: Milton Ura). A princípio, novos leitos de UTI deverão ser destinados a pacientes em tratamento da Covid-19 (Foto: Milton Ura).

A Prefeitura de Adamantina e o Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) inauguraram nesta sexta-feira, 22, os cinco novos leitos na nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI), da Santa Casa local.

Os novos leitos deverão ser destinados a pacientes em tratamento do novo coronavírus (Covid-19). Desde o início da pandemia, os pacientes locais com a doença que precisem de leito UTI são transferidos para Osvaldo Cruz, Tupã ou Marília. A inauguração foi restrita a alguns convidados, visando evitar a aglomeração de pessoas, e contou com a presença do prefeito Márcio Cardim (DEM) e do reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva.

Foto: Acervo Pessoal

Foto: Milton Ura 

Foto: Milton Ura 

A nova UTI foi construída e está sendo equipada na Santa Casa com recursos do curso de Medicina da UniFAI. Alguns investimentos tiveram também a participação ainda da Prefeitura.

O projeto da reforma foi desenvolvido em 2018 pelos docentes do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário, os engenheiros civis Prof. Dr. Bruno do Vale Silva e Prof. Me. Renam Serraglio Quaglio (atual coordenador do curso), com o apoio do diretor de Engenharia e Projetos Arquitetônicos da Prefeitura, Rodrigo Martins Gumiero.

Para a reforma de adequação e ampliação foram repassados pela UniFAI à Santa Casa, ao todo, o valor de R$ 804.143,37. A Construtora Laís, responsável pelos serviços, foi contratada pelo hospital.

Foto: Acervo Pessoal

Foto: Milton Ura 

Foto: Milton Ura 

“Esse dinheiro, repassado através de Projeto de Lei aprovado na Câmara, é para a construção física, mas também tem a parte dos equipamentos que a UniFAI vai comprar, em torno de mais de R$ 3 milhões, para colocar o local em funcionamento. Esses equipamentos, de última geração, serão patrimoniados pelo hospital”, salientou o reitor na época do início das obras. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy
Clínica Savi
Siga Comunicação

Publicidade

JVR Segurança
Dra Maria Gabriela Tiveron
Rede Sete Supermercado
Daiane Mazarin Estética

Além dos novos leitos de UTI, foram estruturadas duas outras salas para atendimento e Fisioterapia. “Estamos investindo na Santa Casa e, ao mesmo tempo, investindo no ensino, para os nossos estágios e os nossos internatos, preparando a Santa Casa de Adamantina para ser, no futuro, a grande referência para os nossos cursos da área da Saúde”, acrescentou o reitor.

Para o Prof. Dr. Paulo Sergio, a ideia é fazer da região um lugar de desenvolvimento na área da Saúde através do ensino. “Isso significa a expansão da Saúde na região, a melhora na qualidade de ensino e o compromisso que a UniFAI tem com os cursos da área da Saúde”, completou.

Foto: Milton Ura 

Foto: Milton Ura 

Foto: Paulo Sergio da Silva

O chefe do Departamento de Medicina da UniFAI, Prof. Dr. Miguel Ângelo De Marchi, apontou os benefícios dessa ampliação. “Primeiro para a população de Adamantina e para a própria região, onde haverá atendimento de um maior número de pacientes que possam ter problemas de urgência e emergência graves ou pós-cirúrgicos. O investimento visa reduzir também o risco de óbitos que podem ocorrer durante o transporte de pacientes. Por outro lado, a partir do início das atividades dessa UTI ampliada, nossos alunos do curso de Medicina poderão fazer seus plantões, treinamentos diários e prescrições. Isso também vai enriquecer o treinamento dos estudantes de 5º e 6º ano do curso”, destacou.

Estando apta a funcionar, o passo seguinte à inauguração da nova UTI é credenciar os novos leitos junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), para que arque com o custeio dos cinco novos leitos.

Foto: Acervo Pessoal

Publicidade

Clinica Lu Applim
Cinema

Publicidade

Insta do Siga Mais