Saúde

Inaugurados cinco leitos na nova UTI da Santa Casa de Adamantina

A princípio, novos leitos deverão ser destinados a pacientes em tratamento da Covid-19.

Por: Daniel Torres e Priscila Caldeira | UniFAI atualizado: 26 de maio de 2020 | 16h53
A princípio, novos leitos de UTI deverão ser destinados a pacientes em tratamento da Covid-19 (Foto: Milton Ura). A princípio, novos leitos de UTI deverão ser destinados a pacientes em tratamento da Covid-19 (Foto: Milton Ura).

A Prefeitura de Adamantina e o Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) inauguraram nesta sexta-feira, 22, os cinco novos leitos na nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI), da Santa Casa local.

Os novos leitos deverão ser destinados a pacientes em tratamento do novo coronavírus (Covid-19). Desde o início da pandemia, os pacientes locais com a doença que precisem de leito UTI são transferidos para Osvaldo Cruz, Tupã ou Marília. A inauguração foi restrita a alguns convidados, visando evitar a aglomeração de pessoas, e contou com a presença do prefeito Márcio Cardim (DEM) e do reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva.

Foto: Acervo Pessoal

Foto: Milton Ura 

Foto: Milton Ura 

A nova UTI foi construída e está sendo equipada na Santa Casa com recursos do curso de Medicina da UniFAI. Alguns investimentos tiveram também a participação ainda da Prefeitura.

O projeto da reforma foi desenvolvido em 2018 pelos docentes do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário, os engenheiros civis Prof. Dr. Bruno do Vale Silva e Prof. Me. Renam Serraglio Quaglio (atual coordenador do curso), com o apoio do diretor de Engenharia e Projetos Arquitetônicos da Prefeitura, Rodrigo Martins Gumiero.

Para a reforma de adequação e ampliação foram repassados pela UniFAI à Santa Casa, ao todo, o valor de R$ 804.143,37. A Construtora Laís, responsável pelos serviços, foi contratada pelo hospital.

Foto: Acervo Pessoal

Foto: Milton Ura 

Foto: Milton Ura 

“Esse dinheiro, repassado através de Projeto de Lei aprovado na Câmara, é para a construção física, mas também tem a parte dos equipamentos que a UniFAI vai comprar, em torno de mais de R$ 3 milhões, para colocar o local em funcionamento. Esses equipamentos, de última geração, serão patrimoniados pelo hospital”, salientou o reitor na época do início das obras. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Além dos novos leitos de UTI, foram estruturadas duas outras salas para atendimento e Fisioterapia. “Estamos investindo na Santa Casa e, ao mesmo tempo, investindo no ensino, para os nossos estágios e os nossos internatos, preparando a Santa Casa de Adamantina para ser, no futuro, a grande referência para os nossos cursos da área da Saúde”, acrescentou o reitor.

Para o Prof. Dr. Paulo Sergio, a ideia é fazer da região um lugar de desenvolvimento na área da Saúde através do ensino. “Isso significa a expansão da Saúde na região, a melhora na qualidade de ensino e o compromisso que a UniFAI tem com os cursos da área da Saúde”, completou.

Foto: Milton Ura 

Foto: Milton Ura 

Foto: Paulo Sergio da Silva

O chefe do Departamento de Medicina da UniFAI, Prof. Dr. Miguel Ângelo De Marchi, apontou os benefícios dessa ampliação. “Primeiro para a população de Adamantina e para a própria região, onde haverá atendimento de um maior número de pacientes que possam ter problemas de urgência e emergência graves ou pós-cirúrgicos. O investimento visa reduzir também o risco de óbitos que podem ocorrer durante o transporte de pacientes. Por outro lado, a partir do início das atividades dessa UTI ampliada, nossos alunos do curso de Medicina poderão fazer seus plantões, treinamentos diários e prescrições. Isso também vai enriquecer o treinamento dos estudantes de 5º e 6º ano do curso”, destacou.

Estando apta a funcionar, o passo seguinte à inauguração da nova UTI é credenciar os novos leitos junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), para que arque com o custeio dos cinco novos leitos.

Foto: Acervo Pessoal

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais