Saúde

Fique em casa: em Adamantina, idosos são vacinados nas residências, contra a gripe

Vacinação para os idosos, em casa, vai acontecer durante todo o período da campanha, em Adamantina.

Por: Da Redação atualizado: 31 de março de 2020 | 14h47
Em Adamantina, idosos são vacinados em casa, contra a gripe. Além da imunização, medida protege grupo de risco contra a exposição ao novo coronavírus  (Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil). Em Adamantina, idosos são vacinados em casa, contra a gripe. Além da imunização, medida protege grupo de risco contra a exposição ao novo coronavírus (Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil).

Prossegue em Adamantina a campanha de vacinação contra a gripe, que atende, prioritariamente nesta etapa, idosos e profissionais de saúde.

Na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde adotou uma estratégia para vacinar os idosos (mais de 60 anos) em suas casas. Esse é considerado o principal grupo de risco para transmissão do novo coronavírus (Covid-19), e a decisão visa mantê-los em seus endereços, longe dos espaços de saúde, para evitar contatos, exposição desnecessárias e aglomerações. "Esma medida foi adotada para que o grupo de risco dos idosos evite sair de suas casas e fique desta forma mais protegido”, informa o órgão.

Para esse trabalho a campo, a Secretaria Municipal de Saúde montou oito equipes, que vão às casas dos idosos. Não é preciso telefonar para agendar. As equipes usarão os dados cadastrais da população, identificarão as pessoas idosas e irão até as casas aplicar a vacinação. “Não venham até as unidades de saúde para a vacinação da gripe. A Secretaria de saúde vai até você”, reforça.

Novo coronavírus

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus. No entanto, em virtude da pandemia de coronavírus, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o covid-19, já que os sintomas são parecidos.

Segundo o ministério, casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados pelo mundo em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

A vacina contra a gripe, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). 

Para receber a vacina contra a gripe, fique em casa

A população idosa de Adamantina será vacinada contra a gripe durante todo o período da campanha, e não somente na fase inicial, para que assim as equipes de vacinação tenham condições de visitar todos os endereços onde há idosos, que já são visitados e conhecidos no trabalho de rotina realizado pelos agentes comunitários de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde reforça para que os idosos fiquem em casa, até a chegada de uma equipe.

Se há alguma residência que não receba a visita do agente comunitário de saúde, ou um idoso que tenha eventualmente murado de endereço, é importante informar, por telefone, à unidade básica de saúde mais próxima.

Telefones das unidades básicas de saúde de Adamantina:

Centro de Saúde (Postão): (18) 3502-3145

UBS Nove de Julho (UniFAI 1): ESF Centro e ESF Vila Industrial: (18) 3522-5084

UBS Vila Jardim: ESF Vila Jardim, ESF Vila Jamil e ESF Jardim Brasil: (18) 3522-8041

ESF Jardim Adamantina: (18) 3522-4574

ESF Dorigo: (18) 3521-3536

UBS Vila Cicma: (18) 3502-3149

ESF Cecap: (18) 3522-5023

UBS Mário Covas: ESF Mário Covas I e ESF Mário Covas II: (18) 3522-2619 (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Próximas etapas da vacinação contra a gripe

O governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (25) a antecipação da vacinação contra gripe, a partir da próxima segunda-feira (30), para policiais militares, civis e profissionais do Corpo de Bombeiros (veja mais). A vacinação deste público estava prevista para começar no dia 16 de abril, mas foi adiantada dentro das estratégias de combate ao coronavírus (Covid-19) em São Paulo.

A partir do dia 16 de abril, serão vacinados os professores e pacientes com doenças crônicas, como asma, diabetes, doenças imunossupressoras e outras.

No dia 9 de maio, começa a terceira etapa, dirigida a gestantes, puérperas (com até 45 dias após o parto), crianças a partir de seis meses e menores de seis anos, povos indígenas e demais grupos prioritários, inclusive dois novos públicos inseridos a partir deste ano: os adultos de 55 a 59 anos e as pessoas com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla). Na data de início dessa última etapa, também está previsto o “Dia D" de Mobilização Nacional, quando os postos deverão funcionar no sábado, das 8h às 17h. 

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais