Saúde

Estado confirma mudanças no atendimento oncológico a pacientes da região

Central encaminha os casos oncológicos a serviços de referência, conforme a demanda de cada paciente

Por: Da Redação atualizado: 28 de janeiro de 2019 | 11h37
Rede Hebe Camargo realiza diagnósticos, internações, quimioterapias, radioterapias e cirurgias (Portal do Governo de SP). Rede Hebe Camargo realiza diagnósticos, internações, quimioterapias, radioterapias e cirurgias (Portal do Governo de SP).

Depois da divulgação sobre a nova dinâmica de atendimento a pacientes com câncer (reveja), moradores em cidades da região ligadas ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília – que passam a ser concentrados em Tupã, Marília e Ourinhos – a Secretaria de Estado da Saúde, em nota, confirmou as mudanças.

Segundo o órgão, os pacientes oncológicos da Nova Alta Paulista e demais cidades da DRS de Marília, que procuram a rede pública de saúde, pelo SUS, em busca de tratamento para o câncer, agora são atendidos por meio da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, do Governo do Estado. “A finalidade da rede é organizar o atendimento a pacientes com câncer em SP. Para tanto, conta também com uma central de regulação específica para encaminhamento dos casos oncológicos a serviços de referência, conforme a demanda de cada paciente”, diz o texto.

Na região de Marília – segundo a nota - o atendimento aos pacientes oncológicos é ofertado pelo Hospital das Clínicas e as Santas Casas de Marília, Tupã e Ourinhos. Foi firmado ainda um convênio que implementou na DRS de Assis uma clínica estendida de Oncologia da Santa Casa de Ourinhos. (Continua...) 

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
 

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina também confirmou as mudanças, definidas pelo governo estadual. “O Estado regionalizou as áreas de saúde com o objetivo d deixar o paciente mais próximo. O Município não regula mais as vagas, e o DRS [Departamento Regional de Saúde] que avalia a necessidade do paciente” informa.

Os casos de maior complexidade poderão ser encaminhados para hospitais de referência da doença, como o Amaral Carvalho, de Jaú, e o de Câncer de Barretos, o que vai ser definido e encaminhado pelos órgãos de saúde.

Rede Hebe Camargo (*)

Rede "Hebe Camargo" de Combate ao Câncer foi inaugurada em 8 de março de 2013. A data - Dia Internacional da Mulher e aniversario de Hebe Camargo - foi escolhida para homenagear a apresentadora, que completaria 84 anos na ocasião. Em 2010, Hebe foi diagnosticada com câncer no peritônio, membrana que envolve o órgão do aparelho digestivo. A partir daí, ela tornou- se um símbolo da luta contra a doença. Morreu em 2012, de parada cardíaca.

Pouco tempo depois de sua inauguração, em 16 de maio de 2013, o Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) através da portaria nº 874, de 16 de maio de 2013, corroborando com a relevância do tema oncologia.

Em 28 de dezembro de 2016, o governador Geraldo Alckmin publicou o decreto de nº 62.394 que instituiu a Rede "Hebe Camargo" de Combate ao Câncer e em 22 de junho de 2017 foi publicada a resolução SS 42 que aprova o regulamento da Rede "Hebe Camargo" de Combate ao Câncer. (*) Fonte: Secretaria de Estado da Saúde. 

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais