Saúde

Em Álvares Machado lei municipal introduz o Reiki na saúde pública, para idosos

No SUS, terapias alternativas como Reiki fazem parte de ações de promoção e prevenção em saúde.

Por: Da Redação atualizado: 11:25
Reiki ? uma pr?tica medicinal alternativa j? utilizada na rede p?blica em outras localidades (Imagem ilustrativa/Freepik). Reiki ? uma pr?tica medicinal alternativa j? utilizada na rede p?blica em outras localidades (Imagem ilustrativa/Freepik).

É lei, em Álvares Machado, a oferta de Reiki como terapia integrativa e complementar de saúde a idosos na rede municipal de saúde (acesse aqui). O projeto foi aprovado por unanimidade em novembro do ano passado pela Câmara Municipal, de autoria do vereador Marquinhos Bozó (PT).

A matéria legislativa aprovada foi remetida ao poder executivo do município, que não sancionou. Após o executivo local silenciar-se ocorre a sanção tácita, condição que habilita a presidência do legislativo a promulgar, conforme preveem a lei orgânica municipal e o regimento interno da Câmara. 

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Assim, a promulgação ocorreu nesta quinta-feira (8) por ato da presidente da Câmara, Maria Estela Fernandez Martin. O ato de assinatura foi acompanhado pelo autor do projeto. "Essa lei de autoria do vereador Marquinhos Bozó é de suma importância. A oferta da prática do Reiki agrega saúde aos idosos e pessoas que necessitam de tal atendimento. Desta forma, o ato de promulgação faz a lei valer. Lembrando que o custo para a implantação da prática medicinal pode ser bancado até pelas emendas impositivas enviadas pelos parlamentares. A partir de agora, o Reiki deverá estar disponível para todos", destaca a presidente, conforme divulgou a assessoria de imprensa da casa legislativa. 

A presidente da Câmara e o vereador autor do projeto (Foto: Rogério Mative/AI Câmara).

Reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2007, como auxiliar no tratamento da dor, o Reiki foi introduzido na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Ministério da Saúde, sendo oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2017. "É um projeto muito importante que estamos na busca de colocar em prática. Vai ser um benefício para toda população machadense. Espero que o Reiki na saúde municipal possa ser disponibilizado o quanto antes. É um custo baixo diante do valor economizado por meio da prevenção de doenças e da melhora na qualidade de vida das pessoas", comenta Marquinhos Bozó, segundo divulgou a assessoria.

O vereador pontua que o Reiki é uma prática medicinal alternativa já utilizada na rede pública em outras localidades. "O Reiki é indicado para combater ansiedade, estresse, insônia e desequilíbrios do corpo que podem acarretar em doenças físicas ou emocionais", cita.

No SUS, terapias alternativas como Reiki fazem parte de ações de promoção e prevenção em saúde reconhecendo à importância da medicina não convencional na saúde da população.

Os serviços são oferecidos por iniciativa local, porém, financiados pelo Ministério da Saúde por meio do Piso de Atenção Básica (PAB) do município.

Publicidade

Daiane Mazarin Estética
Cocipa

Saiba mais

Conforme complementa a assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Álvares Machado, o Reiki foi fundado pelo Dr. Mikao Usui, professor universitário, nascido em Kioto, no Japão, no ano de 1865. Apesar de ser antigo, só chegou ao Ocidente nos anos 40, com ajuda da americana de origem japonesa Hawayo Takata.

No Brasil, a prática foi introduzida em 1983 pelos mestres Dr. Egídio Vecchio e Claudete França, a primeira mestre de Reiki no país e presidente da Associação Brasileira de Reiki.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais