Saúde

Controle de vetores alerta sobre perigos da dengue durante período de chuvas

Orientação central é para evitar locais que acumulem água e possam ser criadouros do mosquito Aedes.

Por: Ludhmila Jorge | PMA atualizado: 9 de janeiro de 2020 | 19h58
Prefeitura de Adamantina alerta sobre os perigos da dengue em época de chuva (Ilustração). Prefeitura de Adamantina alerta sobre os perigos da dengue em época de chuva (Ilustração).

Com a chegada do verão, ocorrem as famosas chuvas da estação e, também, o combate contra o mosquito Aedes Aegypti. A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Saúde, reforça todas as indicações para que os munícipes contribuam para prevenção da dengue. Além das visitas rotineiras nas casas, a Prefeitura realiza orientações para os moradores sobre como cuidar de seu imóvel e prevenir o surgimento do mosquito.

A coordenadora do controle de vetores, Francine de Brito Alves, afirma que a vistoria feita pelo munícipe deve ser semanal. “Uma vez por semana vistoriar a residência, com atenção aos objetos que possam acumular água, tais como prato/pingadeira e bebedouro de animais. As garrafas retornáveis devem ser guardadas de boca para baixo, as caixas d'água devem estar sempre tampadas e o armazenamento de pneus deve ser em local coberto, assim como lonas e encerados. Todo o objeto que não tiver utilidade deve ser descartado corretamente, para manter o quintal limpo e livre do acesso de mosquitos”. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Francine alerta também para os sintomas da dengue, tais como: dor de cabeça, febre, dor nos olhos e articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e, em casos mais graves, dores abdominais e náuseas. “Caso o munícipe tenha esses sintomas deve procurar a Estratégia de Saúde mais próxima a sua residência, evitar tomar remédios por conta própria e, caso faça exames particulares, procure notificar a doença em uma Unidade de Saúde para que a Prefeitura possa agir no controle da doença e combate ao mosquito”, completa. 

Publicidade

Cóz Jeans
P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais