Saúde

Ambulatório regional para tratamento de HIV/Aids em Adamantina: 57% dos pacientes são homens

Espaço atende 206 pacientes de 10 cidades da microrregião de Adamantina, e funciona no CIS.

Por: Da Redação
Ambulat?rio Regional de Infectologia funciona no CIS (Siga Mais). Ambulat?rio Regional de Infectologia funciona no CIS (Siga Mais).

Diversas ações de assistência, prevenção e tratamento das infecções e doenças sexualmente transmissíveis em Adamantina acontecem no Ambulatório Regional de Infectologia que funciona no Centro Integrado de Saúde (CIS), que presta atendimento a moradores de dez municípios da microrregião, portadores de  HIV/Aids e IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Atualmente, conforme divulgou a Prefeitura de Adamantina, o Ambulatório é responsável pelo atendimento de aproximadamente 206 pessoas que convivem com essas doenças, moradores nas cidades de Adamantina, Flórida Paulista, Inúbia Paulista, Lucélia, Mariápolis, Pacaembu, Pracinha, Sagres, Salmourão e Osvaldo Cruz.

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Segundo o Boletim Epidemiológico 01/2024 divulgado pela administração municipal, 78% dos atendimentos e acompanhamentos no Ambulatório regional em Adamantina são de pessoas que convivem com HIV/Aids. Quanto à prevalência, 57% dos casos de HIV/Aids são homens.

O boletim informa ainda que o maior número de pessoas vivendo com HIV/Aids e em acompanhamento no Ambulatório – independente de sexo ou orientação sexual – compreende a faixa entre 30 e 39 anos.

(Divulgação/PMA).

O objetivo desse serviço é prestar um atendimento integral e de qualidade aos usuários, por meio de uma equipe multiprofissional composta por médico infectologista, enfermeira, auxiliar de enfermagem, farmacêutica, psicólogo e assistente social.

Publicidade

Cocipa - Hiper Cliente Feliz
Daiane Mazarin Estética

Assistência, prevenção e tratamento

O Ambulatório realiza ações de assistência, prevenção e tratamento. Entre as atividades, estão os cuidados de enfermagem, orientação e apoio psicológico (quando necessário), atendimentos em infectologia, controle e distribuição de antirretrovirais, orientações farmacêuticas, realização de exames de monitoramento, distribuição de insumos de prevenção, atividades educativas para adesão ao tratamento e para prevenção e controle de DST e Aids e assistência ambulatorial e portadores de HIV/Aids.

Os atendimentos são realizados tanto a partir de encaminhamento por meio das unidades de saúde como por pacientes que vão até o local em busca do serviço.

O Ambulatório está localizado no CIS, à Rua Josephina Dall' Antônia Tiveron, 120, centro de Adamantina, com horário de funcionamento a partir das 7h até às 17h.

Publicidade

P&G Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais