Saúde

Aluno lidera organização do Endo-Day e traz a Adamantina palestrantes de referência internacional

Iniciativa do estudante traz palestrantes de referência e reúne público com mais de 200 pessoas.

Por: Da Redação | Com informações da UniFAI atualizado: 20 de agosto de 2019 | 19h17
Bruno Macorini (primeiro, à esquerda), protagonizou papel de destaque e decisivo na realização do Endo-Day (Fotos: Divulgação). Bruno Macorini (primeiro, à esquerda), protagonizou papel de destaque e decisivo na realização do Endo-Day (Fotos: Divulgação).

O estudante de odontologia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), Bruno Macorini, de 21 anos, aluno do 8º termo, idealizou, protagonizou uma mobilização de destaque e liderou a organização do Endo-Day, ocorrido no dia 9 de agosto último no campus 2 da instituição.

Mais de 200 inscritos, entre estudantes e profissionais da odontologia, participaram da programação e puderam aprofundar conhecimentos da especialidade de endodontia, área da odontologia que trata internamente os dentes. A programação transcorreu durante todo o dia.

O evento foi organizado pelo estudante Bruno Macorini com ajuda da coordenadora do curso de odontologia da UniFAI, Prof. Dra. Elaine Conte, e se desenvolveu vinculado à Pró-reitoria de Extensão da instituição. “Conseguimos juntar em um só dia os melhores endodontistas do Brasil. Professores, criadores de novas técnicas e autores de diversos livros estiveram com a gente, no Endo-Day”, comemora Bruno.

O idealizador destaca que o objetivo do evento foi proporcionar ao público um dia de muito aprendizado na área da endodontia com alguns dos melhores profissionais que existem hoje no Brasil, o que possibilitou compartilhar novas tecnologias e o que há de mais avançado atualmente no mercado.

A atuação do estudante Bruno Macorini foi destacada pela coordenadora do curso de odontologia da UniFAI, Profª Drª Elaine Conti, conforme notícia sobre o Endo-Day, publicada no site da instituição. “Esse evento tem grande importância não só para os alunos, mas é uma oportunidade única para ex-alunos, dentistas da cidade e da região, pois se conseguiu reunir os maiores nomes da endodontia do país na UniFAI graças à iniciativa do Bruno Macorini, aluno do 8º termo de Odontologia”, disse.  “Gostaria de agradecer ao Bruno, que não mediu esforços para que este evento acontecesse e aos palestrantes que se disponibilizaram em vir a Adamantina para enriquecer nosso conhecimento a respeito da Endodontia”, completou.

A coordenadora agradeceu também o apoio da Pró-reitoria de Extensão, na pessoa do Prof. Dr. Vagner Oliveira, e também o reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva.

Programação e convidados

Segundo Bruno Macorini, os temas trazidos ao Endo-Day abriram um leque de conhecimento de diversas metodologias dentro da área, e estão em alta com discussões em congressos internacionais de odontologia. “É a primeira vez que um evento dessa magnitude acontece em uma faculdade do interior de São Paulo. Conseguimos montar uma grade de reconhecimento internacional. É muito difícil juntar os maiores e melhores, embasado nos currículos de cada professor”, reforça.

Na programação, cinco palestrantes participaram do Endo-Day. O primeiro deles foi o Prof. Dr. Manoel Eduardo de Lima Machado, autor de seis livros dentro da endodontia, que em 2017 entrou para a lista dos 10 melhores endodontistas do mundo, segundo a Sociedade Americana de Endodontia. Ele é Professor convidado de pós-doc em Endodontia pela Harvard University (EUA), fundador da Sociedade Brasileira de Endodontia e membro da Sociedade Latino-Americana de Endodontia (SELA).

De acordo com o site da UniFAI, Manoel Eduardo de Lima Machado parabenizou os alunos em nome do estudante Bruno Macorini no que diz respeito à iniciativa do evento, bem como os professores e o centro universitário no apoio “porque a diversidade de informação é que leva ao conhecimento. Esse horizonte que se abre é fundamental para o desenvolvimento de um profissional realmente adaptado ao futuro da endodontia”. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Tio Panda Adamantina
Supermercado Godoy
Clínica Savi

Publicidade

Daiane Mazarin Estética
Haddad
Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

O segundo palestrante foi o Prof. Dr. Carlos Bueno, ganhador do “Prêmio Ápice em Endodontia”, concedido pelo Congresso Dental Canal, considerado o maior congresso de endodontia do Brasil. O objetivo do prêmio é contemplar pessoas com reconhecida importância no ensino, em auxiliar a formação de outros colegas.

O terceiro palestrante foi o Prof. Dr. Ângelo Freire, coordenador do Inmagni, primeiro Centro Integrado de Microscopia Operatória do Brasil. Ângelo Freire é um profissional com reconhecimento nacional e internacional e figura entre os melhores endodontistas contemporâneos.

Como representante da Unifai foi convidado o Prof. Dr. José Burgos Ponce, endodontista, docente do curso de medicina da instituição. Atualmente, Burgos desenvolve uma pesquisa na UniFAI sobre “Enterococcus Faecalis no Insucesso Endodontico”. Segundo Bruno, a iniciativa vem atraindo os olhares dos endodontistas para um tema pouco discutido, e está sendo realizada em Adamantina.

Encerrando, houve a participação do Prof. Dr. Fábio Tobias Perassi, um dos fundadores da disciplina de endodontia do curso de Odontologia da UniFAI. Por 17 anos vem servindo a disciplina de endodontia da instituição, capacitando e formando alunos desde a primeira turma. “Fábio é considerado uma joia do corpo docente do curso de odontologia da Unifai, por sua serenidade, responsabilidade e amor pela endodontia”, destaca Bruno. “Também leva a instituição para diversos países em seus cursos e palestras, sempre com muito orgulho do trabalho feito junto aos demais professores da disciplina”, completa o idealizador.

Ganhos para estudantes, profissionais, UniFAI e comunidade

Bruno Macorini destaca também, como relevante, os aspectos da viabilidade financeira do evento Endo-Day. “Todo o valor arrecadado com as inscrições foi investido no evento”, diz. “Sendo assim, a Unifai não precisou arcar com despesas da atividade”, completou.

Com todos esses resultados de alcance da atividade e seu formato, o desafio agora se projeta para a concepção da segunda edição. “Dificilmente conseguiremos reunir novamente uma grade dessa, com nomes de peso no cenário mundial, em Adamantina”, sinaliza. “Mas fica o desafio para que no próximo ano a segunda edição do Endo-Day possa superar, com a abertura de mais vagas para inscrições e que possamos, com esse encontro, tornarmos referência dentro da endodontia avançada de todo o interior paulista e outros estados”, aposta.

Além dos ganhos para a formação profissional dos estudantes e daqueles que já atuam na odontologia, Bruno reforça que a comunidade local e regional e pacientes atendidos na UniFAI também são beneficiados com o Endo-Day. “Foi um dia de atualização e capacitação dos alunos e profissionais, para melhor atender a população. Tudo foi planejado e executado com muito carinho pensando em uma odontologia melhor e mais capacitada para todos”, finaliza.

Liderança e ativismo

O estudante Bruno Macorini gosta de sair da zona de conforto e desde o início do curso sempre transitou por esse território. Há praticamente quatro anos está inserido em diversos projetos. Um deles foi a criação de um projeto de extensão na Amazônia, onde atuou como ativista, inserido no programa Doutores sem Fronteiras (reveja), condição que o levou a ser homenageado pela Câmara Municipal de Adamantina (reveja).

Bruno também atuou na criação da primeira liga acadêmica do curso de odontologia e promoveu uma mobilização dos alunos e comunidade para a campanha em parceria da Santa Casa de misericórdia de Adamantina (Doe Sangue, Doe Amor), entre outros projetos internos na instituição.

Publicidade

Iogurtes Carolina

Publicidade

Auto Doc

Publicidade

Cinema
Clinica Lu Applim

Publicidade

Insta do Siga Mais