Saúde

Aluno lidera organização do Endo-Day e traz a Adamantina palestrantes de referência internacional

Iniciativa do estudante traz palestrantes de referência e reúne público com mais de 200 pessoas.

Por: Da Redação | Com informações da UniFAI atualizado: 20 de agosto de 2019 | 19h17
Bruno Macorini (primeiro, à esquerda), protagonizou papel de destaque e decisivo na realização do Endo-Day (Fotos: Divulgação). Bruno Macorini (primeiro, à esquerda), protagonizou papel de destaque e decisivo na realização do Endo-Day (Fotos: Divulgação).

O estudante de odontologia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), Bruno Macorini, de 21 anos, aluno do 8º termo, idealizou, protagonizou uma mobilização de destaque e liderou a organização do Endo-Day, ocorrido no dia 9 de agosto último no campus 2 da instituição.

Mais de 200 inscritos, entre estudantes e profissionais da odontologia, participaram da programação e puderam aprofundar conhecimentos da especialidade de endodontia, área da odontologia que trata internamente os dentes. A programação transcorreu durante todo o dia.

O evento foi organizado pelo estudante Bruno Macorini com ajuda da coordenadora do curso de odontologia da UniFAI, Prof. Dra. Elaine Conte, e se desenvolveu vinculado à Pró-reitoria de Extensão da instituição. “Conseguimos juntar em um só dia os melhores endodontistas do Brasil. Professores, criadores de novas técnicas e autores de diversos livros estiveram com a gente, no Endo-Day”, comemora Bruno.

O idealizador destaca que o objetivo do evento foi proporcionar ao público um dia de muito aprendizado na área da endodontia com alguns dos melhores profissionais que existem hoje no Brasil, o que possibilitou compartilhar novas tecnologias e o que há de mais avançado atualmente no mercado.

A atuação do estudante Bruno Macorini foi destacada pela coordenadora do curso de odontologia da UniFAI, Profª Drª Elaine Conti, conforme notícia sobre o Endo-Day, publicada no site da instituição. “Esse evento tem grande importância não só para os alunos, mas é uma oportunidade única para ex-alunos, dentistas da cidade e da região, pois se conseguiu reunir os maiores nomes da endodontia do país na UniFAI graças à iniciativa do Bruno Macorini, aluno do 8º termo de Odontologia”, disse.  “Gostaria de agradecer ao Bruno, que não mediu esforços para que este evento acontecesse e aos palestrantes que se disponibilizaram em vir a Adamantina para enriquecer nosso conhecimento a respeito da Endodontia”, completou.

A coordenadora agradeceu também o apoio da Pró-reitoria de Extensão, na pessoa do Prof. Dr. Vagner Oliveira, e também o reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva.

Programação e convidados

Segundo Bruno Macorini, os temas trazidos ao Endo-Day abriram um leque de conhecimento de diversas metodologias dentro da área, e estão em alta com discussões em congressos internacionais de odontologia. “É a primeira vez que um evento dessa magnitude acontece em uma faculdade do interior de São Paulo. Conseguimos montar uma grade de reconhecimento internacional. É muito difícil juntar os maiores e melhores, embasado nos currículos de cada professor”, reforça.

Na programação, cinco palestrantes participaram do Endo-Day. O primeiro deles foi o Prof. Dr. Manoel Eduardo de Lima Machado, autor de seis livros dentro da endodontia, que em 2017 entrou para a lista dos 10 melhores endodontistas do mundo, segundo a Sociedade Americana de Endodontia. Ele é Professor convidado de pós-doc em Endodontia pela Harvard University (EUA), fundador da Sociedade Brasileira de Endodontia e membro da Sociedade Latino-Americana de Endodontia (SELA).

De acordo com o site da UniFAI, Manoel Eduardo de Lima Machado parabenizou os alunos em nome do estudante Bruno Macorini no que diz respeito à iniciativa do evento, bem como os professores e o centro universitário no apoio “porque a diversidade de informação é que leva ao conhecimento. Esse horizonte que se abre é fundamental para o desenvolvimento de um profissional realmente adaptado ao futuro da endodontia”. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

O segundo palestrante foi o Prof. Dr. Carlos Bueno, ganhador do “Prêmio Ápice em Endodontia”, concedido pelo Congresso Dental Canal, considerado o maior congresso de endodontia do Brasil. O objetivo do prêmio é contemplar pessoas com reconhecida importância no ensino, em auxiliar a formação de outros colegas.

O terceiro palestrante foi o Prof. Dr. Ângelo Freire, coordenador do Inmagni, primeiro Centro Integrado de Microscopia Operatória do Brasil. Ângelo Freire é um profissional com reconhecimento nacional e internacional e figura entre os melhores endodontistas contemporâneos.

Como representante da Unifai foi convidado o Prof. Dr. José Burgos Ponce, endodontista, docente do curso de medicina da instituição. Atualmente, Burgos desenvolve uma pesquisa na UniFAI sobre “Enterococcus Faecalis no Insucesso Endodontico”. Segundo Bruno, a iniciativa vem atraindo os olhares dos endodontistas para um tema pouco discutido, e está sendo realizada em Adamantina.

Encerrando, houve a participação do Prof. Dr. Fábio Tobias Perassi, um dos fundadores da disciplina de endodontia do curso de Odontologia da UniFAI. Por 17 anos vem servindo a disciplina de endodontia da instituição, capacitando e formando alunos desde a primeira turma. “Fábio é considerado uma joia do corpo docente do curso de odontologia da Unifai, por sua serenidade, responsabilidade e amor pela endodontia”, destaca Bruno. “Também leva a instituição para diversos países em seus cursos e palestras, sempre com muito orgulho do trabalho feito junto aos demais professores da disciplina”, completa o idealizador.

Ganhos para estudantes, profissionais, UniFAI e comunidade

Bruno Macorini destaca também, como relevante, os aspectos da viabilidade financeira do evento Endo-Day. “Todo o valor arrecadado com as inscrições foi investido no evento”, diz. “Sendo assim, a Unifai não precisou arcar com despesas da atividade”, completou.

Com todos esses resultados de alcance da atividade e seu formato, o desafio agora se projeta para a concepção da segunda edição. “Dificilmente conseguiremos reunir novamente uma grade dessa, com nomes de peso no cenário mundial, em Adamantina”, sinaliza. “Mas fica o desafio para que no próximo ano a segunda edição do Endo-Day possa superar, com a abertura de mais vagas para inscrições e que possamos, com esse encontro, tornarmos referência dentro da endodontia avançada de todo o interior paulista e outros estados”, aposta.

Além dos ganhos para a formação profissional dos estudantes e daqueles que já atuam na odontologia, Bruno reforça que a comunidade local e regional e pacientes atendidos na UniFAI também são beneficiados com o Endo-Day. “Foi um dia de atualização e capacitação dos alunos e profissionais, para melhor atender a população. Tudo foi planejado e executado com muito carinho pensando em uma odontologia melhor e mais capacitada para todos”, finaliza.

Liderança e ativismo

O estudante Bruno Macorini gosta de sair da zona de conforto e desde o início do curso sempre transitou por esse território. Há praticamente quatro anos está inserido em diversos projetos. Um deles foi a criação de um projeto de extensão na Amazônia, onde atuou como ativista, inserido no programa Doutores sem Fronteiras (reveja), condição que o levou a ser homenageado pela Câmara Municipal de Adamantina (reveja).

Bruno também atuou na criação da primeira liga acadêmica do curso de odontologia e promoveu uma mobilização dos alunos e comunidade para a campanha em parceria da Santa Casa de misericórdia de Adamantina (Doe Sangue, Doe Amor), entre outros projetos internos na instituição.

Publicidade

P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais