Saúde

Adamantina amplia vacina contra a gripe para todas as idades

Gripe: todos com mais de 6 meses podem se vacinar em Adamantina.

Por: Da Redação atualizado: 19 de maio de 2023 | 14h37
Vacinação contra a gripe é aberta a todos os públicos com idade a partir de 6 meses de vida (Divulgação/MS). Vacinação contra a gripe é aberta a todos os públicos com idade a partir de 6 meses de vida (Divulgação/MS).

A Prefeitura de Adamantina divulgou no final da manhã desta quarta-feira (17) que a vacinação contra a gripe está disponível nas unidades de saúde da cidade, para toda a população a partir dos seis meses de idade. A vacinação ampliada a todos os públicos foi autorizada pelo Ministério da Saúde na semana passada e poderia ocorrer já a partir de segunda-feira (15).  As orientações locais só foram divulgadas hoje. 

Conforme a Prefeitura de Adamantina, e seguindo as posições já divulgadas pelo Ministério da Saúde, a vacinação contra a gripe foi ampliada para todos os moradores a partir de seis meses de idade em razão da baixa adesão dos grupos prioritários e, em paralelo, o aumento de internações por infecções respiratórias.

Em Adamantina, de acordo com o poder público, apenas 34% das pessoas tidas como prioritárias buscaram a vacinação e receberam a dose do imunizante, totalizando  4.901 pessoas. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 90% do total do público dos grupos prioritários, equivalente a aproximadamente 16.000 pessoas em Adamantina.

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Ainda em Adamantina, entre os públicos tidos como prioritários, buscaram a dose do imunizante 43,51% das gestantes, 44,19% das puérperas, 30,62% entre os trabalhadores da saúde, 69,19% entre os professores, 36,04% entre os idosos e apenas 17,1% das crianças maiores de seis meses e menores de seis anos. 

Os menores percentuais são entre as crianças, que dependem dos pais ou responsáveis para serem imunizadas. Também chama  atenção a situação de idosos (muitos dos quais também dependem de apoio de um familiar) e trabalhadores da saúde. Nessas duas categorias, apenas um terço do público alvo buscou a vacinação. 

Em Adamantina, a vacinação contra a gripe é aplicada em todas as unidades básicas de saúde, das 8h às 16h. O morador é orientado a buscar a unidade mais próxima com um documento com foto e o cartão de vacina. 

A secretária municipal de saúde, Franciele Anselmo, reitera a importância da vacinação. “Embora toda a população esteja suscetível ao vírus da influenza, alguns grupos são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença. Nesse sentido, destacam-se as gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças com menos de cinco anos e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais, especialmente cardiorrespiratórias, obesidade, diabetes, imunossupressão, dentre outros. Portanto, todos os esforços devem ser continuados para vacinar esses grupos prioritários", afirma a gestora municipal.

Publicidade

Haddad

Publicidade

Daiane Mazarin Estética
Supermercado Santa Terezinha

Segundo o Ministério da Saúde, a campanha de vacinação avança, mas é necessário que mais pessoas se protejam. O órgão destaca que a imunização é fundamental, porque reduz a carga da doença, especialmente em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde. Até o fim de abril, ao menos 253 mortes em razão da doença foram confirmadas. 

Proteção garantida 

As vacinas Influenza sazonais têm perfil de segurança excelente e, geralmente, são bem toleradas. Manifestações como dor no local da injeção são comuns e ocorrem em 15 a 20% dos pacientes, sendo benignas e geralmente resolvidas em 48 horas. 

A vacina é fabricada com vírus inativados, fragmentados e purificados, ou seja, não é capaz de induzir o desenvolvimento da doença. Além disso, a composição e a concentração de antígenos são atualizadas a cada ano, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Ministério da Saúde reforça que o imunizante pode ser administrado simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional. 

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Nova Foto e Ótica
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais