Polícia

SP empossa 250 novos delegados para a Polícia Civil

Novos delegados passarão por curso de formação na Acadepol, para depois assumirem suas funções.

Por: Governo de SP atualizado: 17 de fevereiro de 2020 | 17h58
Cerimônia de posse foi no Palácio dos Bandeirantes (Foto: Governo de SP). Cerimônia de posse foi no Palácio dos Bandeirantes (Foto: Governo de SP).

O Governador João Doria empossou, na noite desta sexta-feira (14), 250 novos delegados. A próxima etapa para os aprovados em concursos públicos é o início dos cursos de formação da Academia de Polícia Civil Doutor Coriolano Nogueira Cobra (Acadepol). As aulas já se iniciam na semana seguinte à posse.

"A partir de agora, vocês fazem parte da melhor Polícia Civil do Brasil. Carreguem isso com orgulho", disse Doria. "Quem lhes dá o distintivo e os delega o dever de proteger é a sociedade brasileira. Os senhores existem para protegê-la", afirmou o Secretário da Segurança Pública General, João Camilo Pires de Campos. O efetivo teve a nomeação publicada no dia 1º de fevereiro no Diário Oficial do Estado (DOE).

O Delegado-geral de Polícia, Ruy Ferraz Fontes, também participou da cerimônia e destacou que a chegada dos novos delegados marca uma nova era para a Polícia Civil. "Os senhores irão testemunhar uma nova polícia. Conto com os senhores para que a Polícia Civil cresça na medida que precisa", ressaltou.

Homenagens

Ao longo da solenidade, três novas delegadas receberam homenagens de Doria por terem alcançado os três primeiros lugares no concurso.

"Quero cumprimentar a todos que aqui estão e destacar a força e capacidade da mulher. Vocês, delegadas atuantes na Polícia Civil de São Paulo, carregarão a bandeira de defesa da mulher brasileira", frisou o chefe de Estado. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Formação

A formação dos novos delegados compreende cerca de seis meses e duas semanas de estágio em unidades policiais. Os profissionais estudam em média 30 disciplinas, como criminalística, armamento e tiro, direitos humanos e conduta policial e técnicas de abordagem.

Durante os cursos, os alunos ainda participam de palestras sobre legislação. Depois de formados, os policiais serão distribuídos de acordo com a classificação final do curso e da necessidade de cada região.

Reforço no efetivo

Para reforçar ainda mais o efetivo, em breve, outros 600 policiais civis devem ser nomeados – todos investigadores. Além disso, o Governo autorizou ainda a abertura 2.750 vagas para concursos da Polícia Civil, sendo 250 delegados, 900 investigadores e 1.600 escrivães.

No início do mês, também tomaram posse outros 1,4 mil policiais civis. Do total, foram 617 escrivães, 312 agentes policiais, 239 agentes de telecomunicação, 166 papiloscopistas e 109 auxiliares de papiloscopistas. Os policiais já iniciaram o curso de formação na Acadepol, que tem duração de cerca de seis meses.

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Publicidade

P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais