Polícia

Seccional unifica plantão regional da Polícia Civil em Adamantina

Plantão da Polícia Civil, para 12 cidades da microrregião, agora passa a ocorrer em Adamantina.

Por: Da Redação atualizado: 1 de abril de 2020 | 01h39
Seccional unifica plantão regional da Polícia Civil em Adamantina

Por meio da Portaria nº 021/2020, de 27 de março, assinada pelo delegado seccional da Polícia Civil de Adamantina, Carlos Roberto Vasconcelos, foi criado na cidade o plantão policial único da Polícia Civil, que passa a oferecer atendimento aos 12 municípios da microrregião.

Com isso, os registros policiais direcionados à Polícia Civil, fora do seu horário de expediente, dessas 12 localidades, passam a ser centralizados em Adamantina. A medida começa a vigorar nesta quarta-feira, 1 de abril.

A nova dinâmica prevê dois polos de apoio, localizados em Pacaembu e Osvaldo Cruz, que serão mobilizados apenas para flagrantes e ocorrências de repercussão nessas localidades e cidades do entorno.

Com isso, todos os policiais civis da região, lotados na área da Seccional, estarão nas escalas do plantão único em Adamantina. Havendo um flagrante ou uma ocorrência de relevância nos polos, a equipe plantonista será deslocada.

Com a estrutura do plantão regional único ativada, atendendo as 12 cidades da microrregião, o polo de apoio de Osvaldo Cruz vai receber as ocorrências de relevância e repercussão da própria cidade e das localidades de Sagres, Salmourão e Inúbia Paulista. Já o polo em Pacaembu atenderá os temas relevância e repercussão da cidade, além de Flora Rica e Irapuru.

Já o plantão regional de Adamantina vai absorver as ocorrências de relevância e repercussão da própria cidade e das localidades de Lucélia, Flórida Paulista, Mariápolis e Pracinha, além de centralizar os serviços rotineiros do plantão policial das 12 cidades.

Dentro das suas atribuições, no plantão regional único serão adotadas as providências imediatas de polícia judiciária em todas as ocorrências que cheguem ao conhecimento das autoridades policiais plantonistas.

Em Adamantina estrutura física e operacional do agora plantão único regional continua na Alameda Santa Cruz, 1.141. O funcionamento se dará, durante os dias úteis, no período noturno, das 18h às 8h do dia seguinte, em período integral nos sábados, domingos, feriados, pontos facultativos.

As justificativas pelas mudanças

Nas considerações pela mudança, o seccional destaca, na Portaria, que a medida reproduz iniciativas semelhantes que acontecem em outras seccionais da Polícia Civil no Estado de São Paulo e em âmbito local foi tomada ouvindo o próprio corpo policial, sem prejuízo à população, que continua com os serviços policiais à disposição.

Ainda de acordo com a Portaria, a decisão considerou ainda que em algumas cidades da região não está ocorrendo o revezamento nos plantões, estando os policiais civis estão com as escalas sobrecarregadas, havendo ainda a necessidade de prever aos policiais pelo menos um final de semana de folga no mês. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

O documento destaca também que a redução do número de delegados nas escalas de plantão implicará em um melhor aproveitamento das autoridades policiais nos distritos policiais e delegacias especializadas, aprimorando e agilizando a conclusão das investigações.

Em outro ponto, a Portaria destaca que na região da Seccional de Adamantina as 12 cidades são bem próximas umas das outras e a decisão vai permitir racionalizar os serviços, com uma escala única para o plantão regional que vai atender as 12 localidades. Nesse universo, é verificada a média de 33 autos de prisão em flagrante nessa microrregião.

Delegacia eletrônica

Outro ponto destacado na Portaria que cria o plantão regional em Adamantina é a ampliação dos serviços da Delegacia Eletrônica da Polícia Civil, com novas modalidades de ocorrências que podem ter o registro digital pela internet.

A partir do registro feito pelo cidadão no portal, as ocorrências serão avaliadas pela Central Eletrônica de Polícia Judiciária da área do fato.

O delegado responsável, assim que receber a notificação, fará o enquadramento da natureza do crime e adotará as medidas cabíveis, como entrar em contato com a vítima e providenciar as diligências e perícias necessárias. A vítima também vai receber mensagem por e-mail com as devidas requisições de perícia médico-legal, juntamente com uma cópia do Boletim de Ocorrência finalizado.

A Delegacia Eletrônica pode ser acessada a partir de computadores, smartphones ou tablets.

Veja os crimes que podem ser registrados na Delegacia Eletrônica:

- Roubo ou Furto de Veículos;

- Furto de Documentos/Celular/Placa de Veículo/Bicicleta;

- Perda de Documentos/Celular/Placa de Veículo;

- Roubo de Documentos, Celulares e/ou Objetos;

- Injúria, Calúnia ou Difamação;

- Acidente de Trânsito Sem Vítimas;

- Desaparecimento de Pessoas;

- Encontro de Pessoas;

- Furto de Fios/Cabos em vias públicas (somente para empresas concessionárias);

- DEPA - Proteção Animal.

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais