Polícia

Polícia Civil e Ministério Público deflagram a 2ª fase da Operação Transformers

Organização criminosa atuava em fraudes consistentes na instalação de 4º eixo em semirreboques.

Por: Da Redação atualizado: 18:28
Polícia cumpre mandados de prisões, buscas e sequestros de veículos (Divulgação/Polícia Civil). Polícia cumpre mandados de prisões, buscas e sequestros de veículos (Divulgação/Polícia Civil).

Como desdobramento do trabalho investigativo realizado pela Polícia Civil (PC)l de São Paulo, com o apoio do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), foi deflagrada nesta terça-feira (23) a 2ª fase da Operação Transformers, contra a atuação de organização criminosa e de seus integrantes em fraudes consistentes na instalação de 4º eixo em semirreboques, visando proporcionar maior capacidade de carga a ser transportada. A informação foi divulgada em nota, na manhã de hoje, pelo Deinter-8.

A 1ª fase da operação foi deflagrada pela PC e MPSP em 4 de novembro do ano passado, ocasião em que foram cumpridas sete prisões preventivas e 33 mandados de buscas em residências e endereços comerciais de investigados, em Adamantina, Regente Feijó, Irapuru, Pacaembu, Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Campinas, Hortolândia, São Paulo, Itatiba, Mairiporã, Franco da Rocha, todas no estado de São Paulo, e Arapongas (PR). 

Em decorrência da deflagração da operação, foram apreendidos equipamentos eletrônicos, valores e documentos relacionados à prática criminosa que, submetidos a análises técnicas, revelaram a participação de outros personagens, entre os quais servidores públicos responsáveis pelas alterações nos sistemas informatizados, permitindo a emissão dos documentos eivados com as fraudes. 

Após a conclusão da análise do material apreendido, à época, o MP representou pela prisão preventiva de cinco investigados, pela expedição de sete mandados de buscas, bem como o sequestro de sete veículos, que estão sendo cumpridos nesta terça-feira por uma equipe com 37 policiais civis, nas cidades de Hortolândia, Barueri e São Paulo. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Investigação iniciada em 2019

As investigações que resultaram na Operação Transformers foram iniciadas em abril de 2019 e apuraram a atuação de organização criminosa e de seus integrantes em fraudes consistentes na instalação de 4º eixo em semirreboques, visando proporcionar maior capacidade de carga a ser transportada.

Segundo a nota do Deinter-8, a legislação de trânsito proíbe tal modificação, principalmente em razão dos riscos viários gerados, especialmente de acidentes pelo comprometimento do sistema de frenagem, danos em viadutos, rotatórias, acostamentos e no leito asfáltico das rodovias pelavirregular distribuição de pesos entre os eixos. 

Assim, durante um ano e sete meses de investigação, ficou demonstrado que tal alteração, apesar de ilegal, era realizada.  Antes de formalizarem os processos perante os órgãos de trânsito, os caminhões modificados passavam por vistoria técnica em empresa de perícias envolvida na sofisticada engrenagem ilegal, então licenciada pelo INMETRO. Após a apuração, o órgão suspendeu a permissão.  

A nota do Deinter-8 descreve que, para emissão dos documentos de trânsito relativos à inclusão do 4° eixo, foram utilizados diversos artifícios criminosos pelos envolvidos. Entre eles, a alegação de existência de patente, emissão de autorização prévia com descrição de "inclusão de eixo veicular auxiliar, eixo direcional ou eixo auto direcional" (sem indicação de que se tratava, na verdade, de inclusão de 4º eixo), além da ampla utilização de endereços fraudulentos para transferências dos semirreboques, tudo para fraudar os sistemas dos órgãos de trânsito.  

A inclusão de tal configuração desrespeita a legislação de trânsito (há norma administrativa do CONTRAN proibindo) e orientações dos órgãos de trânsito aos seus servidores nesse sentido.  

Publicidade

Daiane Mazarin Estética
 

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais