Polícia

Polícia Civil de Adamantina recaptura adolescente foragido da Fundação Casa, autor de assassinato

Menor é autor de um assassinato em setembro do ano passado, quando matou um homem de 48 anos.

Por: Da Redação atualizado: 26 de janeiro de 2023 | 09h21
Delegacia Seccional da Polícia Civil em Adamantina (Arquivo/Siga Mais). Delegacia Seccional da Polícia Civil em Adamantina (Arquivo/Siga Mais).

A Polícia Civil de Adamantina recapturou na manhã desta quarta-feira (25) um adolescente de 15 anos, que desde o dia 12 deste mês estava foragido da Fundação Casa, de Irapuru, apreendido após matar um homem de 48 anos no dia 5 de setembro do ano passado, no Jardim Brasil, na época com 14 anos. A vítima foi agredida e morreu no quintal da casa onde morava. Depois, o menor ainda ateou fogo nas vestes do morador, que causaram queimaduras em seu corpo.

O adolescente foi apreendido no mesmo dia do crime e foi encaminhado à Fundação Casa, após decisão judicial, de onde fugiu no dia 12 deste mês. Desde a data da fuga, segundo informou nesta quarta-feira a Polícia Civil, agentes da DISE/DIG de Adamantina começaram a receber denúncias apontando prováveis locais onde o menor estivesse escondido. 

Com essas informações foram realizadas diversas diligências pela Polícia Civil, às quais culminaram com sua localização e recaptura às 6h de hoje, em sua casa. Novamente apreendido, o menor deve voltar à Fundação Casa.

Ontem (24), a Polícia Militar chegou a mobilizar o Helicóptero Águia, em Adamantina, para realizar buscas ao menor. 

Relembre

Na noite do dia 5 de setembro do ano passado, por volta das 21h, a equipe da Polícia Militar foi acionada via Copom para atendimento de ocorrência no Jardim Brasil, em Adamantina, inicialmente informada como tentativa de suicídio. Ao chegar no local dos fatos os policiais se depararam com a vítima – Paulo Cesar de Souza Pereira, popular “Fum”, de 48 anos – caída no quintal, entre duas casas, com queimaduras por quase todo corpo e lesões na face. Ao que observaram, os policiais passaram a suspeitar de crime contra a vida, cometido por terceiro, e não suicídio, como foi inicialmente informado.

Conforme nota do setor de comunicação social do 25º Batalhão da PM, equipes de resgate do Corpo de Bombeiros conduziram a vítima para o pronto-socorro da Santa Casa local, onde a equipe de plantão constatou o óbito, como também confirmou lesões no rosto e nuca, provenientes de agressões, conforme a suspeita policial. 

Local do crime (Foto: Siga Mais).

Com essas constatações a equipe da PM que atuava na ocorrência procurou contato com moradores de residência próxima, que informaram ter avistado o menor no quintal dos fatos, indicando que o mesmo residia do outro lado da rua, em frente ao imóvel onde ocorreu o crime. 

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

De posse das informações o policiamento se deslocou até a residência do menor infrator – um adolescente de 14 anos – e na presença de sua mãe ele confessou a autoria do crime. Conforme familiares da vítima ouvidos pelo SIGA MAIS na manhã seguinte ao crime, em 6 de setembro, o menor foi até a casa de Paulo Cesar, em um terreno onde existem duas moradias, sendo uma na frente e a outra aos fundos, onde ocorreu a agressão. 

Paulo Cesar de Souza Pereira, popular Fum (Foto: acervo pessoal/cedida).

De acordo com a PM, na época, o menor confirmou ter agredido a vítima no quintal entre as duas casas, alegando ter se defendido, desferindo inicialmente um soco no morador de 48 anos, que caiu ao solo. Em seguida pisou algumas vezes em sua cabeça e posteriormente ateou fogo nas vestes da vítima, deixando o local. 

Diante dos fatos, o adolescente recebeu voz de apreensão por ato infracional equivalente a homicídio, sendo apresentado pela PM ao plantão da Polícia Civil de Adamantina, onde foram adotadas as demais providências no âmbito da Polícia Judiciária, permaneceu recolhido, à disposição da Justiça, para a audiência de custódia, sendo depois encaminhado por determinação judicial à Fundação Casa, de onde fugiu no dia 12 deste mês de janeiro.

Publicidade

Cóz Jeans
P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais