Polícia

Pênis decepados em Presidente Venceslau foram jogados no lixo

Caso do maníaco do pênis foi esclarecido pela Policia Civil. Autor dos ataques está preso.

Por: G1 Presidente Prudente atualizado: 14 de janeiro de 2019 | 09h22
Polícia Civil anunciou encerramento dos inquéritos durante entrevista coletiva (Foto: Reprodução G1 Prudente). Polícia Civil anunciou encerramento dos inquéritos durante entrevista coletiva (Foto: Reprodução G1 Prudente).

A Polícia Civil de Presidente Venceslau anunciou nesta sexta-feira (11), durante entrevista coletiva, o encerramento dos inquéritos que investigaram as mutilações de órgãos sexuais de dois homens, de 48 e 63 anos, e na tentativa da mesma prática de outra vítima, de 50 anos. O caso foi fechado com uma autoria e o autor preso preventivamente. Ele está recluso na Penitenciária 1 de Presidente Venceslau e não há definições sobre transferência.

O desfecho do caso foi anunciado pelos delegados Adalberto Gonini Júnior, Everson Aparecido Contelli e Ellison Yukio Hasai. As investigações descobriram que os órgãos genitais decepados foram jogados no lixo pelo mutilador.

“O que foi difícil nessa investigação, inicialmente, foi o estado de memória das vítimas, porque nós percebemos que ele procurou vítimas em extrema vulnerabilidade. São pessoas que costumeiramente utilizam-se de bebidas alcoólicas e essas pessoas estavam ali em estado de vulnerabilidade, o que facilitou a utilização inclusive da tesoura. Não foi um corte latente, foram vários cortes para mutilar o membro”, contou a Polícia Civil.

Como a lesão é gravíssima, cada inquérito – no total, são três – consta uma pena de reclusão que pode ir de dois a oito anos.

“Como ele estava cumprindo pena em regime aberto (quanto aos últimos crimes sexuais, que eram cumpridos na Penitenciária 1 de Presidente Venceslau), essa pena será regredida para o regime fechado. Então, a somatória da sanção desses três crimes será somada à pena que ele ainda está cumprindo”, salientou a polícia.

A sequência de crimes não foi definida, pois as vítimas estavam em estado de alcoolismo e não se recordam. Contudo, a polícia suspeita de que o terceiro homem a aparecer tenha sido a primeira vítima e, diante da tentativa frustrada, o autor continuou pela praça no Centro da cidade e atacou as outras duas vítimas.

Foram constatados os locais de dois dos três ataques, já que um deles ainda está com “a memória debilitada”. (Continua...) 

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
  

‘Desvio psiquiátrico’

O preso, de 43 anos, conforme contou a Polícia Civil, era uma pessoa integrada à sociedade, fazia faxina em casas, era cabeleireiro e cozinheiro, mas tem “esse desvio, que podemos chamar de até psicopata, porque não é normal esse tipo de ação”.

“É uma pessoa extremamente desenvolta, que se expressa muito bem, conhece de vinhos, conhece de cozinha e essa parte sexual, essa parte criminal pode ser um desvio psiquiátrico”, declarou a Polícia Civil.

Conforme a polícia, o autor disse que não conhecia as vítimas e quando é questionada a motivação “ele invoca esse lapso de consciência”.

“Segundo ele, nesse lapso de consciência, ele acorda na casa dele no dia seguinte, olha ao lado do colchão e encontra os órgãos e, então, coloca num saco de lixo junto a roupas e coloca na frente de casa para recolhimento”, descreveu a polícia.

Como era feriado de Réveillon, o recolhimento do lixo levou dois dias para ser feito. Mas a sacola onde estavam os pênis decepados foi descartada. 

Investigações

Foi relatado pela Polícia Civil que durante todo o dia 31 de dezembro, quando ocorreram os crimes, houve um trabalho “exaustivo” de campo para tentar obter imagens de câmeras de segurança.

Alguns suspeitos foram conduzidos à delegacia, fotografados e entrevistados, bem como houve a tentativa de reconhecimento, porém, devido ao estado de saúde das vítimas, não foi possível. Posteriormente, houve a transferência das vítimas para o Hospital Regional (HR), em Presidente Prudente.

As investigações continuaram, até que foram localizadas manchas de sangue na Praça da Igreja Matriz de Presidente Venceslau. A partir da constatação, as ações se concentraram nas imediações daquela área, quando foram localizadas imagens de câmeras de estabelecimentos comerciais e, por meio dos vídeos, a Polícia Civil identificou que uma das vítimas foi captada na companhia de um homem.

Durante as apurações, segundo a polícia, houve testemunhas “que foram fundamentais para o esclarecimento do caso”.

“Uma testemunha nos informou que realmente havia presenciado uma das vítimas na Praça da Igreja Matriz na companhia de outro homem. Foi fornecida a imagem desta câmera de segurança e a testemunha confirmou que eram as pessoas que havia presenciado no dia 31 de dezembro de 2018”, relatou.

A partir do depoimento, surgiu uma segunda testemunha que, além de confirmar a presença de uma das vítimas na praça na companhia de mais uma pessoa, também reconhecida por imagens, ela forneceu à corporação o apelido do suspeito.

Posteriormente, os levantamentos foram aprofundados e o suspeito, identificado. Também foi descoberto o imóvel onde o indivíduo morava de aluguel.

“Apuramos que essa pessoa ostentava várias passagens criminais, dentre elas dois crimes sexuais, o antigo crime de atentado violento ao pudor, cujas vítimas são do sexo masculino (e menores de idade), e nesse exato momento da localização da identificação do possível autor, no dia 4 de janeiro, nossa equipe da DIG/Dise [Delegacia de Investigações Gerais e Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes] foi informada de que no Pronto-socorro local havia dado entrada um homem com uma lesão no órgão genital, tipicamente, de uma tentativa de mutilação”, declarou a polícia.

Diante da informação, a equipe se descolou ao hospital e contatou a equipe médica, bem como a vítima, de 50 anos, que relatou sua versão dos fatos ocorridos na praça.

Equipes da polícia mostraram à vítima as imagens já obtidas e fotos do investigado, o terceiro homem não teve dúvidas e o apontou como autor da lesão.

Foram formalizadas as provas e, como medida de urgência, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do investigado, além do pedido de mandado de busca domiciliar, que foram concedidas pela Justiça e, ao final da noite, efetuada a detenção do homem. Ele havia acabo de consumir uma porção de crack.

Após a prisão, foi possível o reconhecimento pessoal com a terceira vítima.

No terceiro caso, foi confirmado que as lesões foram feitas com tesoura e que não houve a amputação em razão das condições físicas da vítima viabilizarem a reação contra o agressor, que deixou o local proferindo ameaças.

De início, o preso negou a prática, mas diante das provas acabou por confessar o crime, porém, com a ressalva de que não estava consciente. Ele agiu sozinho.

Já receberam alta hospitalar as vítimas de 48 e 63 anos (As informações são do G1 Prudente).

Publicidade

Cóz Jeans
P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais