Operação Direção Segura: em blitz 33 são autuados e dois veículos recolhidos em Adamanina
Blitz da Operação Direção Segura foi realizada na noite desta sexta-feira (17) em Adamantina.

Na noite desta sexta-feira (17) em Adamantina, a Polícia Militar juntamente com a Polícia Civil e o Detran SP, participaram da "Operação Direção Segura". A ação é coordenada pelos órgãos participantes e visa a prevenção e a redução de acidentes de trânsito, principalmente aqueles causados por motoristas que dirigem após o consumo de bebidas alcoólicas.
Blitz da Operação Direção Segura em Adamantina (Cedida/PM).
Blitz da Operação Direção Segura em Adamantina (Cedida/PM).
Um ponto de fiscalização foi instalado na Alameda Padre Nóbrega, na altura do Parque dos Pioneiros, e outro na Avenida Marechal Castelo Branco (Via de Acesso), entrada da cidade. Na manhã deste sábado (18) a PM divulgou o balanço final da Operação:
- 27 recusas na realização do teste de bafômetro
- 27 testes de bafômetro realizados
- 02 veículos recolhidos
- 01 CNH
- 01 autuação por dirigir sob a influência de álcool
- 522 aferições aplicadas pelo Detran SP
- 33 autuações
Em conteúdo sobre a Operação, em seu site, o Detran SP explica que tanto dirigir sob efeito de álcool - quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido - quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, segundo os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Blitz da Operação Direção Segura em Adamantina (Cedida/PM).
Blitz da Operação Direção Segura em Adamantina (Cedida/PM).
Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Se houver reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.
Já em relação aos casos de embriaguez ao volante, quando os motoristas apresentam índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro, esses casos são considerados crimes de trânsito - e os motoristas flagrados nessa situação são conduzidos ao distrito policial. Se condenados, além da multa e suspensão da CNH, eles poderão cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.
Blitz da Operação Direção Segura em Adamantina (Cedida/PM).