Polícia

GOE de Adamantina visita unidade da Polícia Civil que utiliza cães policiais

Vislumbra-se a possibilidade de criação de uma unidade com cães na região de Adamantina.

Por: Polícia Civil de Adamantina atualizado: 10 de setembro de 2019 | 10h52
Integrantes do GOE da Polícia Civil de Adamantina visitam unidade do GARRA em São Paulo, que mantém grupo de operações com cães (Fotos: Cedidas/Polícia Civil). Integrantes do GOE da Polícia Civil de Adamantina visitam unidade do GARRA em São Paulo, que mantém grupo de operações com cães (Fotos: Cedidas/Polícia Civil).

A parceria entre homens e animais é uma realidade da história humana, onde a domesticação destes trouxe possibilidades de parcerias de trabalho, companhia e outros benefícios ao ser humano. Os cachorros merecem destaque, tendo em vista que, dos animais domesticados pelo homem, são os que apresenta extrema afinidade com o tutor.

Seja no emprego do pastoreio ou simplesmente como um amigo e companheiro em nossas residências, o cão evidencia-se nas mais diversas situações em companhia do homem. Não podemos deixar de destacar do imaginário popular a indissociável a figura do cachorro em parceria com o policial, inclusive muitas raças são conhecidas pelas pessoas, de modo geral, como “cão policial”.

Tal parceria, consagrada nas telas da televisão e cinema sob a égide da sigla “K9”, uma abreviação do som emitido ao se pronunciar a palavra canine (canino) em inglês, elevou o cachorro à “profissão” de policial, atividade que desenvolvem com muita desenvoltura, seja na localização de drogas, de pessoas desaparecidas, de cadáveres ou em cenas de crimes e outras atividades que fortalecem o trabalho de Polícia Judiciária. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Clínica Savi
Tio Panda Adamantina
Supermercado Godoy
Monalisa Adamantina

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança
Daiane Mazarin Estética
Haddad

O adestramento de tais animais é efetuado por meio de uma criação realizada com muita dedicação, cuidado e emprego de técnicas modernas de motivação, sempre com a preocupação de manter a felicidade do animal.

 (Divulgação/Polícia Civil).

A Polícia Civil possui em seus quadros cães de trabalho policial, podemos destacar o trabalho do “Projeto K9 PCSP”. Recentemente uma equipe de policiais que compõe o GOE (Grupo de Operações Especiais) de Adamantina, realizou visita a base de uma unidade do GARRA (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) de Franco da Rocha (Grande SP), onde funciona o “Grupo de Operações com Cães” da Delegacia Seccional daquela região, fazendo contato com os Investigadores de Polícia Ednei (encarregado) e Thiago Rodrigues (profissional na área cinotécnica).

A Equipe do Projeto K9 é composta por policiais do referido grupo, que em 2017 iniciaram trabalho com auxílio de cães e, desde então, vem lutando juntamente com outros Policiais Civis para que a ideia seja expandida, inclusive, vislumbra-se a possibilidade de criação de uma unidade do tipo no âmbito da Delegacia Seccional de Adamantina por integrantes do GOE, em especial sob a tutela do Agente Policial Charlie Hartin, entusiasta da cinotecnia (técnicas de desenvolvimento do emprego policial do cão).

Publicidade

Iogurtes Carolina

Publicidade

Auto Doc

Publicidade

Clinica Lu Applim
Cinema

Publicidade

Insta do Siga Mais