Polícia

Cabo PM da Polícia Militar de Adamantina é homenageado com Láurea do Mérito Pessoal em 1º Grau

Honraria instituída em 1974 é conferida pelo comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Por: Da Redação atualizado: 16 de maio de 2020 | 12h33
Cabo PM Rodrigo Batista Lopes, do efetivo da 2ª Cia da PM de Adamantina, foi homenageado com a Láurea do Mérito Pessoal em 1º Grau, conferida pela corporação (Cedida). Cabo PM Rodrigo Batista Lopes, do efetivo da 2ª Cia da PM de Adamantina, foi homenageado com a Láurea do Mérito Pessoal em 1º Grau, conferida pela corporação (Cedida).

O cabo da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), Rodrigo Batista Lopes, que integra o efetivo da 2ª Cia da PM de Adamantina, foi homenageado com a Láurea do Mérito Pessoal em 1º Grau, conferida pela corporação.

A honraria é conferida em cinco graus. O 1º Grau é outorgado apenas pelo comandante geral da PMESP. Na área do 25º Batalhão da PM, sediado em Dracena, o cabo Rodrigo foi o único policial do efetivo a receber, na mais recente decisão do comando da PM paulista. Nela, estão listados 26 policiais, entre major, tenentes, subtenente, sargentos e cabos.

Com as aglomerações suspensas em razão do período de restrições decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), ainda não há previsão quanto à solenidade de entrega, que tradicionalmente é realizada pela corporação.

Instituída em 1974, inicialmente como “Medalha PMzito”, a condecoração trazia o soldado mascote da Polícia Militar no centro do distintivo, segurando uma flor. A partir do final dos anos 1980 a condecoração foi alterada para Láurea do Mérito Pessoal e a imagem do soldadinho foi substituída pelo escudo do brasão da Polícia Militar. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Validação da honraria

A concessão da com Láurea do Mérito Pessoal em 1º Grau ao cabo Rodrigo levou em consideração um amplo histórico de atuação, no exercício da atividade policial. Na 2ª Cia PM em Adamantina, ele exerce a função de auxiliar administrativo e tem assessorado de forma eficiente o comandante local na organização e execução de diversos eventos na cidade.

Nas ações mais recentes que compõem o conjunto de justificativas à honraria constam sua colaboração ao lado do comandante de Companhia no planejamento e desenvolvimento do policiamento preventivo disponibilizado à Expoverde, no ano passado, proporcionando medidas de segurança ao público de 40 mil pessoas,

Em 2019 também atuou diretamente na organização e execução de eventos ligados à Semana Nacional do Trânsito, que contou com a “Escola de Ciclismo Papa Léguas” com a participação de 40 alunos que receberam instruções de normas de segurança no trânsito, bem como no projeto “Mini Cidade”, que recebeu a visita de aproximadamente dois mil alunos da rede pública e particular de ensino, os quais vivenciaram o ambiente urbano com ruas, placas de sinalização, faixa de pedestres, dentre outros, bem como na realização de operações de trânsito, com distribuição de folders e orientação aos condutores e passageiros, nesse período de campanha.

Cabo Rodrigo também teve participação direta no planejamento, execução e expansão do Programa “Vizinhança Solidária” em Adamantina.

Em outubro do ano passado assessorou novamente o comandante da Companhia na organização e execução da solenidade de inauguração do Posto do NUMEC (Núcleo de Mediação Comunitária) de Adamantina, nas dependências da corporação, na cidade. Ele foi um dos pioneiros no credenciamento como mediador NUMEC, sendo peça fundamental nessa próspera parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo.

Também em outubro, juntamente com o Lions Clube, atuou de maneira ativa, tanto nos preparativos quanto nas parcerias, para a tradicional Festa do Guaraná da cidade, com a participação de mais de duas mil crianças, no dia dedicado a elas (12). Mais uma vez o evento foi coroado de sucesso permitindo que o nome da Polícia Militar fosse cada vez mais exaltado perante a sociedade adamantinense.

Já em dezembro do ao passado foi homenageado pelo CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) de Adamantina, em uma solenidade anual de valorização dos profissionais de segurança pública que atuam na cidade.

Em sua avaliação para a obtenção da Láurea do Mérito Pessoal em 1º Grau, foi destacada a capacidade e eficiência do cabo Rodrigo na gestão das diversas funções que lhe são atribuídas diariamente. “Assim, o resultado profissional é fruto de suas ações bem sucedidas, e das suas qualidades pessoais, morais, dedicação familiar e respeito mútuo, qualidades que o tornam um profissional e pai de família admirado, respeitado perante seu staff e reverenciado por toda sociedade. Portanto, faz-se merecedor incontestável da presente comenda”, diz o documento.

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais