Polícia

Após 41 infrações menor é visto de novo com moto, foge e viola medida protetiva; moto foi recolhida

Sábado passado (16) menor fugiu da fiscalização que resultou em 41 infrações de trânsito.

Por: Da Redação atualizado: 25 de setembro de 2023 | 11h30
Moto foi apreendida em reincidência de menor sob condução do veículo (Cedida/PM). Moto foi apreendida em reincidência de menor sob condução do veículo (Cedida/PM).

O mesmo menor de 17 anos, que no sábado passado (16) foi flagrado por uma equipe de Rocam da Polícia Militar pilotando uma moto nas ruas de Adamantina, e fugiu da fiscalização policial em direção perigosa e sem obedecer os sinais de parada, foi novamente visto na tarde desta sexta-feira (22) pela PM pilotando o mesmo veículo sobre o qual foram lançadas 41 infrações de trânsito, sete dias atrás.

De novo, ao avistar o policiamento – desta vez na zona rural – ele fugiu por estrada de terra e foi alcançado pelos militares.

De acordo com a PM, uma equipe realizava patrulhamento pela região do Bairro Pavão, em Adamantina, nesta sexta-feira, quando avistou a moto sem placa. O menor fez manobra e iniciou fuga por estradas de terra, em alta velocidade, novamente desobedecendo ordem de parada. O condutor acompanhado pelos policiais por cerca de dois quilômetros em estrada de terra, até uma propriedade rural onde residem familiares. O menor foi alcançado e resistiu à abordagem, mas acabou contido pelos policiais.

Moto apreendida  (Cedida/PM).

O adolescente foi cientificado dos novos atos infracionais, de desacato e desobediência, além da reincidência na condução da moto sem estar habilitado, por ser menor. Em desfavor dele há uma medida protetiva vigente que o proíbe aproximar-se da propriedade rural dos familiares. A medida foi requisitada por sua avó e tio, em razão de ameaças e agressões sofridas pelos dois. Sua presença na propriedade configurou quebra dessa determinação cautelar. Face à medida cautelar vigente ele foi conduzido à Polícia Civil, junto à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), para os demais encaminhamentos, onde foi ouvido e liberado.

Publicidade

Supermercado Godoy
Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

A pesquisa aos dados da moto confirmou se tratar do veículo que recebeu as 41 infrações semana passada. Na fuga, semana passada, a placa da moto se desprendeu, mas foi recuperada pelos policiais. Agora, a moto foi apreendida.

A ocorrência desta sexta-feira foi atendida por uma viatura de radiopatrulhamento, com o cabo Pini e soldado Mateus, e viaturas de Rocam com o cabo Tiago e soldado Nascimento. A equipe do policiamento em motos é a mesma que atuou na ocorrência semana passada.

Relembre

No final da tarde do último  sábado (16) a Polícia Militar registrou uma ocorrência de direção perigosa, em Adamantina. Um motociclista de 17 anos arrancou e fugiu com a moto pelas ruas da cidade, após não obedecer sinal de parada da equipe de Rocam (policiamento com moto) que realizava patrulhamento ostensivo pela avenida Capitão José Antônio de Oliveira.

Os policiais de Rocam avistaram o motociclista e identificaram que se tratava de um menor, conhecido pela equipe. Na conduta padrão deram sinal de parada que foi ignorada pelo condutor adolescente. O menor pilotava uma moto Honda XRE cor vermelha.

Na Avenida Capitão José Antônio de Oliveira, na área central da cidade, o adolescente ignorou a orientação de parada e arrancou com a moto. Com os sinais sonoros e luminosos ligados, e seguindo padrões de segurança viária os policiais de Rocam iniciaram acompanhamento.

Do local de início da ocorrência, o menor arrancou em direção à Vila Cicma, avançando sinal vermelho no cruzamento com a Avenida Dr. Adhemar de Barros. Ele seguiu pela Avenida Capitão José Antônio de Oliveira em alta velocidade, passando por uma área de dois supermercados com grande movimentação de veículos e pedestres. Nesse trecho a placa da moto se desprendeu e caiu.

As 41 infrações da semana passada (Cedida/PM).

Da Capitão o motociclista em fuga virou à Rua Arno Kieffer foi até a Alameda Padre Anchieta (esquina próxima ao estádio municipal). Pela Padre Anchieta  seguiu até a Rua Santa Catarina, altura do Jardim das Acácias, ingressou nessa via e na sequência pela Alameda Padre Nóbrega. Ao aproximar do Parque dos Pioneiros o condutor deixou de ser avistado pela equipe. O percurso total soma cerca de 3,8 quilômetros.

Diante dos riscos à integridade física do próprio condutor em fuga sob direção perigosa, como também de terceiros, a equipe decidiu por suspender o acompanhamento e promover os encaminhamentos administrativos e criminais.

Os policiais retornaram ao local onde a placa da moto havia caído e conseguiram resgatá-la, como também foi qualificada uma testemunha que presenciou o exato momento dos fatos e a prática de direção perigosa pelo condutor adolescente.  

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Na sequência a equipe apresentou o caso no plantão da Polícia Civil, onde a placa da moto foi apreendida. O caso terá encaminhamento no âmbito criminal, para apuração de responsabilidades pela direção perigosa. No âmbito administrativo foram elaborados 41 autos de infração de trânsito, com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e os encaminhamentos para bloqueio veicular (Comprovante de Recolhimento ou Remoção - CRR).

No final de junho deste ano uma ocorrência semelhante de direção perigosa, também envolvendo moto, foi registrada pela Polícia Militar em Adamantina. Na ocasião o motociclista fugiu da abordagem policial por estar com o documento da moto vencido.  Foram elaborados 21 autos de infração de trânsito, além dos demais encaminhamentos no âmbito criminal pela direção perigosa de veículo em via pública.

Publicidade

Cóz Jeans
P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais