Negócios

Alunos da Fatec colocam aprendizado em prática e geram planos de negócios para empresas

Seis empresas parcerias tiveram planos de negócios desenvolvidos pelos estudantes da Faec.

Por: Da Redação atualizado: 4 de maro de 2020 | 16h03
Empresários têm contato com o plano de negócios desenvolvidos pelos estudantes da Fatec Adamantina (Fotos: Divulgação). Empresários têm contato com o plano de negócios desenvolvidos pelos estudantes da Fatec Adamantina (Fotos: Divulgação).

Uma inciativa da Fatec Adamantina, com a participação dos alunos do curso de Gestão Comercial, permitiu que os estudantes pudessem aplicar, na prática, o conteúdo vivenciado em sala de aula. Eles desenvolveram planos de negócios personalizados para seis empresas parcerias.

A partir da identificação e seleção dos participantes, os estudantes foram a campo, no ambiente das empresas, e desenvolveram planos de negócios que agora podem ser aplicados pelos empresários. A atividade foi desenvolvida em parceria com o Sincomercio Nova Alta Paulista, de Adamantina.

O saldo desse trabalho, iniciado no semestre passado, foi apresentado no último sábado (29) para o primeiro grupo com seis empresas participantes: Supermercado Suzano, Laís Pré-Moldados, Caixa de Costura, Exótica Calçados, Sonobom Colchões e Restaurante Cheiro Verde. Segundo a Fatec Adamantina, a reação dos empresários ao conteúdo exposto foi positiva.

No encontro de sábado, também foi possível detalhar as próximas etapas do projeto. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Mapeamento dos negócios

No ano passado, no início do projeto, o primeiro desafio da iniciativa foi identificar empresas parcerias que se dispusessem a compartilhar aos alunos informações sobre seus negócios. Depois disso os estudantes passaram a atuar a campo, colhendo informações que permitissem a avaliação técnica das atividades nas organizações, a partir do conteúdo teórico recebido na sala de aula e do suporte oferecido pelos professores.

A partir dos levantamentos, os estudantes – organizados em grupos, onde cada grupo atuou em determinada empresa – puderam mensurar os dados, avaliar pontos positivos e negativos e propor ações, desde questões organizacionais, gestão e estratégias. Os estudantes montaram maquetes das instalações, propuseram meios que podem impactar positivamente nos negócios e conceituaram a missão, visão e valores de cada empresa.

Agora, a Fatec Adamantina já se mobiliza para identificar outras seis empresas que serão avaliadas por um novo grupo de estudantes.  

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Publicidade

P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais