Mariápolis

Novembro Azul: Mariápolis reforça cuidados com a saúde do homem

Ações preventivas serão intensificadas ao público masculino, pela Secretaria de Saúde de Mariápolis.

Por: Da Redação atualizado: 7 de novembro de 2022 | 09h04
(Divulgação/PM Mariápolis). (Divulgação/PM Mariápolis).

O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma).

Para ampliar as ações preventivas ao público masculino, a Secretaria Municipal de Saúde de Mariápolis irá realizar ações especiais neste Novembro Azul.

Nos dois últimos sábados do mês (19 e 26) as unidades básicas de saúde Ary Toledo Silva (em frente à Igreja Matriz) e José Eronis Barbosa da Silva (entrada da cidade) estarão abertas com horário especial, para atender ao público masculino, das 7h às 12h, para coleta de materiais para exames de PSA, Ureia, Creatinina, TGO, TGP e Urina tipo 1 (primeira urina da manhã ou retenção por quatro horas).

A orientação do órgão municipal de saúde é para que os moradores se programem para essas duas datas, em especial aqueles que trabalham durante todo o dia, ou trabalham fora, e vivenciam dificuldades para acessar regularmente os serviços de saúde.

Prevenção

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. E a porta de entrada para o atendimento a moradores, no Sistema Único de Saúde (SUS) são as unidades básicas de saúde (UBS).

(Ilustração).

Por isso, além do atendimento realizado aos moradores da cidade, de segunda a sexta, a estrutura de saúde de Mariápolis irá abrir suas portas, nos dois últimos sábados do mês, para ampliar essa possibilidade de atendimento preventivo ao público masculino, reforçando a importância dos cuidados, prevenção do câncer de próstata e doenças em geral e incentivando os homens a buscarem atendimento, sobretudo em caráter preventivo.

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

O “Novembro Azul”

A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008. O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é no dia 17 de novembro.

(Ilustração).

Publicidade

Cóz Jeans