Mariápolis

No aniversário de Mariápolis, cidade realiza apresentações artísticas e shows nesta quarta-feira (7)

Programação acontece no centro da cidade, com apresentações artísticas locais e shows.

Por: Da Redação atualizado: 8 de dezembro de 2022 | 16h12
(Divulgação/Prefeitura de Mariápolis). (Divulgação/Prefeitura de Mariápolis).

Mariápolis realiza na noite desta quarta-feira (7), a partir das 20h, uma programação com apresentações artísticas e shows musicais comemorativa aos 69 anos do município. O aniversário da cidade é no dia seguinte (8), ocasião em que será feriado municipal.

A realização da programação festiva nesta quarta-feira é da Prefeitura Municipal, e tem início programado para às 20h, no cruzamento da das avenidas Prefeito Bernardo Meneghetti x Prefeito Joaquim Costa e Silva, onde será montado o palco do evento.

As atividades festivas serão abertas com a presença das autoridades locais, e contará com apresentações de danças do Projeto Raios de Sol, do CRAS  e da Escola Nelson Magnani. Na sequência, shows com Matheus & Lorenzo e a Banda Dona Benta.

(Divulgação/Prefeitura de Mariápolis).

O convite para a população local e regional participarem é feito pelo prefeito Ricardo Watanabe. “Mariápolis comemora seu aniversário, e é um momento de celebrar esse período festivo com a nossa população, em um evento para toda a família. Todos são convidados”, ressaltou o dirigente municipal.

História de Mariápolis

O SIGA MAIS identificou no site oficial da Prefeitura de Mariápolis um tópico que narra sobre a história do município. Leia o que diz a publicação, reproduzida em sua íntegra:

“As terras que formam o município de Mariápolis foram vendidas pelo coronel Delfino Cerqueira à Cia de Aviação São Paulo – Mato Grosso no ano de 1911. A colonização, entretanto, foi efetuada pela Companhia Industrial, Mercantil e Agrícola, concessionária da Companhia Viação São Paulo – Mato Grosso, em Mariápolis.

Em 1940 foi iniciada a colonização da zona rural, com a formação da primeira fazenda construída por Jan Antonín Bata – presidente das companhias proprietárias e concessionárias de uma sólida ponte sobre o rio do Peixe, ligando Mariápolis a Presidente Prudente, sendo a seguir iniciada a exploração da madeira, com a derrubada das matas virgens.

Em 1943, Jan Bata acompanhado do agrimensor e demais membros da gerência da companhia colonizadora, determinaram o espigão da colina da Gleba - ainda em plena mata virgem - para localização do futuro município e, estabelecimento das estradas e plano de urbanização das ruas e praças.

Ainda em 1943 teve o início da venda dos lotes da zona urbana, sendo o primeiro comprador o senhor Antonio Jacomeli. A Companhia Industrial Mercantil e Agrícola (Cima) era representada em Mariápolis pelos senhores Josef Kielkowski e João Fonsek, que desenvolveram eficiente plano de colonização, dotando Mariápolis, rapidamente, de densa população.

As primeiras produções agrícolas do município foram arroz, algodão e milho, nas propriedades de Vicente Amorim e Salu Salustiano. A primeira plantação de café, nas terras do município, foi feita por José Morão. Em 12 de abril de 1945foi inaugurada a primeira linha de transporte de passageiros em veículo coletivo, de propriedade do senhor Arnaldo Segundo. 

Em 1945, Mariápolis já contava com grande produção agrícola, tendo sido instaladas nesse ano as primeiras indústrias e diversos estabelecimentos comerciais. Ao vigário Bernardes coube erigir a primeira cruz de Cristo no município, tendo também construído a primeira capela em louvor à Sagrada Família. O fundador e pioneiro José Alves Rodrigues buscou o vigário no município de Lucélia para a celebração.

Em 1948, Mariápolis, pela Lei Quinquenal, foi elevado à categoria de Distrito de Paz, fazendo parte do município de Adamantina, também criado na mesma época. Em 1953, sob o comando de José Alves Rodrigues, José Antônio de Souza e Nelson de Souza, Mariápolis pleiteou a criação de seu município, sendo o objetivo alcançado em 30 de dezembro de 1953 (58 anos), tendo sido o município instalado a 3 de janeiro de 1955. A denominação Mariápolis foi adotada em homenagem à esposa do presidente da companhia colonizadora, dona Maria J. Bata”. 

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Publicidade

Cóz Jeans