Mariápolis

Mariápolis mantém mobilização de combate à dengue e reforça importância da colaboração dos moradores

Mesmo diante de um cenário de atenção na região, Mariápolis não tem mortes por dengue neste ano.

Por: Da Redação atualizado: 8 de maio de 2023 | 07h19
Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue (Imagem ilustrativa. Arquivo/Agência Brasil). Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue (Imagem ilustrativa. Arquivo/Agência Brasil).

Em Mariápolis, equipes da Secretaria Municipal de Saúde, em diferentes frentes, têm se mobilizado o combate à dengue, que exige, sobretudo, a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, que se prolifera em água parada. Essa conduta tem sido adotada para reduzir a ação do mosquito e, consequentemente, buscar a redução da transmissão  da doenças e de casos positivos em moradores locais.

A ação preventiva, de eliminação dos locais que possam ter água parada, evita que a doença avance. Nesse desafio, o poder público tem atuado e pede a colaboração dos moradores, para que façam uma verificação diária nos quintais removendo qualquer objeto que possa acumular água, por menor que seja, como também eliminando água parada em vasos, entre outros locais.

É nesses locais com água parada que o mosquito se reproduz. Ele vive sua fase larvária e depois, rapidamente, alcança voo. E nessa fase adulta que ele transmite a doença.

Quando o mosquito consegue atingir os moradores e levar a dengue (o inseto também transmite  zika, chikungunya e febre amarela), é importante se identifique os sintomas, e buscar auxílio na unidade de saúde mais próxima. “Os dois postos de saúde de Mariápolis estão de portas abertas, com as equipes de prontidão e sensibilizadas para atender os moradores”, ressalta a secretária municipal de saúde, Regiane Cristina Penha. Mesmo diante de um cenário de atenção em toda a região, Mariápolis não tem mortes por dengue neste ano.

Quais são os sintomas da dengue?

A infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como prevenir a dengue?

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Publicidade

P&G Telecomunicações
Cóz Jeans