Após interdição temporária para obras em cabeceira, ponte no Rio do Peixe em Mariápolis é liberada
Obras preventivas em cabeceira foram realizadas na estrutura. Estrada recebe asfaltamento.

A ponte sobre o Rio do Peixe, em Mariápolis, interditada na sexta-feira passada (27) para obras, já foi liberada para passagem de veículos, como publicou o prefeito Ricardo Watanabe em suas redes sociais. A estrutura recebeu melhorias preventivas na cabeceira. A estrada municipal MRP-040, que liga o município ao distrito de Iubatinga (Caiabu), passa por obras de asfaltamento, em uma extensão de quase 13 quilômetros.
(Divulgação/Ricardo Watanabe).
(Divulgação/Ricardo Watanabe).
(Divulgação/Ricardo Watanabe).
(Divulgação/Ricardo Watanabe).
A pavimentação da estrada é uma expectativa antiga dos moradores de Mariápolis e Caiabu, e demais moradores da região que usam a via como caminho alternativo entre as regiões da Nova Alta Paulista e a Sorocabana. Esperada há décadas pelas duas localidades, a obra foi anunciada em 2021 pelo governador à época, João Dória, dentro do pacote de pavimentação de estradas Pró SP. A pavimentação do trecho começou em junho deste ano.
Iniciada aplicação da camada asfáltica na estrada Mariápolis/Iubatinga (Reprodução).
A conquista foi comemorada pelo prefeito Ricardo Watanabe e vice-prefeito Gilson Paulo, que mobilizaram lideranças políticas e conseguiram a inclusão de Mariápolis no pacote de investimentos. Na ocasião, em setembro de 2021, eles participaram do anúncio da obra, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
Depois do anuncio da obra, em maio do ano passado o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/SP) anunciou a empresa vencedora da licitação, para a execução do asfaltameento. Em etapas anteriores – antecedendo o atual estágio das obras – foram realizados outros procedimentos previstos no cronograma de execução, com atribuições às duas cidades, como também à empreiteira responsável pela execução da melhoria viária.
Iniciada aplicação da camada asfáltica na estrada Mariápolis/Iubatinga (Reprodução).
O asfaltamento contempla 12,87 km entre as duas cidades, formado por duas estradas municipais de terra: a MRP-040 (trecho de Mariápolis) e CBU-010 (trecho de Caiabu). Com a obra, a ligação passa a ser toda pavimentada, com impacto regional, facilitando a circulação de veículos não somente entre as duas cidades, mas beneficiando também demais municípios da região.
Impactos da obra
O asfaltamento da estrada Mariápolis – Iubatinga vai trazer importantes ganhos diretos aos moradores das duas localidades, sobretudo para a zona rural, que terá um importante canal viário para circulação de veículos para escoamento da produção rural. O investimento também permitirá maior agilidade, segurança e conforto para o deslocamento dos moradores, seja para atividades pessoais, estudos ou serviços de saúde.
Outro destaque é que o asfaltamento desse trecho deve fortalecer a circulação de veículos e será um caminho alternativo e seguro para ligar diferentes cidades da região, o que pode impactar positivamente para setores econômicos de Mariápolis, em especial aqueles que dão apoio ao motorista, como nas áreas de abastecimento de veículos e alimentação dos usuários.