Geral

Tragédia se repete em MG: barragem se rompe em Brumadinho

Barragem de rejeitos pertence à Vale do Rio Doce, deixando rastro de destruição.

Por: Agência Brasil atualizado: 27 de janeiro de 2019 | 10h36
Equipe dos Bombeiros faz resgate de mulher, em meio à lama da barragem que se rompeu (RecordTV Minas). Equipe dos Bombeiros faz resgate de mulher, em meio à lama da barragem que se rompeu (RecordTV Minas).

Uma barragem rompeu-se na cidade de Brumadinho (MG), próxima a Belo Horizonte. As informações preliminares foram dadas pela Defesa Civil. Uma equipe com técnicos está se dirigindo ao local para avaliar a situação.

A Vale do Rio Doce, empresa responsável pela barragem, divulgou nota há pouco. “As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens”, informou a empresa. 

Rejeitos da barragem atingem comunidades habitadas em Brumadinho/MG (Divulgação/Corpo de Bombeiros). 

Segundo a empresa, a prioridade é “preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade”.

O comunicado não explica a causa do rompimento. (Continua...) 

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
   

Bombeiros sobrevoam área

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou que enviou três aeronaves para sobrevoar a área. Imagens divulgadas pelo órgão mostram um grande volume de rejeitos se dispersando no meio ambiente.

Barragem é da Vale do Rio Doce. Rejeitos se espalharam pela região (Divulgação/Corpo de Bombeiros).

Também sobrevoam a área mais uma aeronave da Polícia Civil e um helicóptero do Exército. A Mina Feijão pertence à mineradora Vale e se situa no município de Brumadinho. A cidade, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, possui cerca de 36 mil habitantes e está a apenas 60 quilômetros da capital mineira.

O governo de Minas Gerais divulgou nota que um gabinete estratégico de crise foi formado para acompanhar as ações. Procurada pela Agência Brasil, a Secretaria de Meio Ambiente de Minas Gerais (Semad) não deu retorno. Informações sobre as características do rejeito ainda são desconhecidas, bem como não há estimativas do volume vazado.

Instituto Inhotim

Em Brumadinho, está situado o Instituto Inhotim, sede de um grande acervo de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. Por precaução e segurança, os visitantes estão sendo evacuados. A medida foi anunciada por meio das redes sociais do instituto. “Aguardamos informações oficiais sobre o rompimento da barragem em Brumadinho”, acrescenta o comunicado.

A prefeitura do município lançou um comunicado em sua conta no Instagram pedindo que os moradores fiquem longe do leito do Rio Paraopeba.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais